Cidadeverde.com

River anuncia atacante apelidado de "Pelezinho" no Sport Recife

Reprodução/Instagram

O River Atlético Clube anunciou, nesta quarta-feira (13), mais um reforço para o ataque do Galo. Érico Júnior, 26 anos, vai vestir a camisa tricolor no Campeonato Piauiense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2020. 

Pernambucano de Recife, Érico Júnior foi revelado pela base do Sport (PE), onde chegou a ser chamado de "Pelézinho", mas não se firmou no time principal.  

No ano de 2015, após deixar o Sport, o atacante foi para o Paysandu e depois defendeu o Mafra, da segunda divisão do Campeonato Português. 

Em 2016, passou pelo CRB (AL). No ano seguinte, defendeu outro Galo, o Treze (PB). 

Seus últimos clubes, na temporada passada, foram o Oliveirense e o Moura, equipes das divisões inferiores de Portugal. 

O River já havia anunciado o zagueiro Felipe Barros, o lateral e volante João Ananias, o volante Ronald, o atacante Valdo Bacabal e o meia Jean Natal 

O Galo ainda conta com o retorno do artilheiro Eduardo e mais de 10 nomes da temporada 2019 que tiveram contrato renovado para o ano que vem. 

A apresentação do elenco, sob comando do técnico Márcio Goiano, está prevista para o dia 2 de dezembro. O River estreia na temporada no dia 17 de janeiro, fora de casa, contra Picos, pelo Campeonato Piauiense. 

River anuncia volante de 22 anos para a Copa do Nordeste 2020

Foto: Wendell Resende/AOI

O River Atlético Clube anunciou, nesta terça-feira (12), a contratação do volante Ronald, 22 anos, para a próxima temporada. 

Ronald do Santos Silva é sergipano e tem passagens pelo América (RN) e Sub-23 do Vitória (BA). 

Seu último clube foi o Itabaiana (SE), pelo qual disputou o Campeonato Sergipano e a Série D do Campeonato Brasileiro - sendo eliminado pelo Ituano (SP) na disputa pelo acesso. 

Para a disputa do Campeonato Piauiense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, o River já havia anunciado o zagueiro Felipe Barros, o lateral e volante João Ananias, o atacante Valdo Bacabal e o meia Jean Natal 

O Galo ainda conta com o retorno do artilheiro Eduardo e mais de 10 nomes da temporada 2019 que tiveram contrato renovado para o ano que vem. 

A apresentação do elenco, sob comando do técnico Márcio Goiano, está prevista para o dia 2 de dezembro.

O futsal do Piauí é vice-campeão do Nordeste. E agora?

Fotos: Fábio Lima/Cidadeverde.com

A Copa Nordeste de Futsal 2019 terminou. O Ceará levou o título e o JES, do Piauí, foi o vice-campeão. 

E agora? Algo vai mudar no futsal do Piauí?

Os jogos do Campeonato Piauiense continuarão a ser disputados em Timon (MA). 

Quem quiser usar o ginásio Verdão para treinar terá de pagar - como já pagaram durante a preparação para a Copa Nordeste. 

Muitos jogadores vão continuar trabalhando de dia para treinarem durante a noite. 

O apoio do poder público e da iniciativa privada para a modalidade crescerá?

A expectativa depois de feitos como o do fim de semana sempre é de dias melhores. Conversei com o técnico Paulo Evaristo, do JES, a respeito disso e ele falou da necessidade de incentivo para o esporte. Ouça a entrevista:

 

Ceará vence na prorrogação, e JES Futsal é vice-campeão da Copa Nordeste

Fotos: Fábio Lima/Cidadeverde.com

Depois de empate em 2 a 2 no tempo normal, o JES Futsal foi derrotado na prorrogação pelo Ceará e ficou com o vice-campeonato da Copa Nordeste, encerrada na noite de sábado (9), no ginásio Verdão, em Teresina (PI). 

A decisão do torneio contou com boa presença de público, que apoiou o JES do início ao fim, mas teve de lamentar o resultado adverso em casa. Quem comemorou foi a torcida organizada do Vozão, que se fez presente na final. 

Atual campeão piauiense, o JES se volta agora para a busca do bicampeonato - já conquistou o primeiro turno. O título do torneio dará vaga ao time na Taça Brasil, próximo objetivo do clube. 

Um jogão!
O primeiro tempo teve a tônica dos últimos jogos do JES na competição: o time é pressionado o tempo todo. No entanto, ao contrário das outras partidas, nas quais a equipe piauiense conseguiu fazer gols no contra-ataque, o Ceará levou a melhor com gol de Erverson, restando 1min35 para o intervalo. 

O gol veio minutos depois da partida ser interompida por conta da chuva. Pelo menos três goteiras molharam a quadra quando restavam 6 minutos para o fim do primeiro tempo. 

Vira, virou e... empatou
Na volta do intervalo, o panorama da partida mudou. Em desvantagem no placar, o JES deixou de ser pressionado e passou a dominar a partida, desperdiçando várias chances de gol. 

Mas uma hora, o gol teria de sair. Faltando 16 minutos para o fim, Idelvando deixou tudo igual.  

O jogo pegou fogo. E entre ataques e contra-ataques, o JES levou a melhor quando o goleiro Lambão tocou a bola com a mão fora da sua área. 

O JES aproveitou o período com um jogador a mais e virou a partida. Alexandre Timon fez 2 a 1, restando 4min45 para o cronômetro zerar. 

O Ceará não desistiu. Usou o goleiro-linha e pressionou o JES até conseguir o gol de empate com João César, restando um minuto para o fim. 

Prorrogação
Depois de um primeiro tempo sem gols, o Ceará saiu na frente na prorrogação. Em jogada de contra-ataque, Samuel chutou para as redes, restando 4min04 para o fim. 

O JES usou o goleiro-linha para pressionar e forçou o Ceará a cometer a sexta falta. Mas, na cobrança, Alexandre Timon chutou para fora. 

River perde para o Ceará e se complica na Copa do Nordeste Sub-20

  • u20-river-ceara-4.jpg Victor Costa / River AC
  • u20-river-ceara-3.jpg Victor Costa / River AC
  • u20-river-ceara-2.jpg Victor Costa / River AC
  • u20-river-ceara-1.jpg Victor Costa / River AC

River foi derrotado pelo Ceará por 3 a 0, na tarde deste sábado (9), no estádio Albertão, e viu serem reduzidas suas chances de classificação na Copa do Nordeste Sub-20. O jogo foi disputado no estádio Albertão, em Teresina (PI). 

Com a vitória, o Ceará chega a 10 pontos no Grupo F do torneio, enquanto o River segue com 4 pontos. 

O Marília (MA), com 3 pontos, e o Fortaleza (CE), com 2 pontos, fecham a quarta rodada na segunda-feira (11), no estádio Presidente Vargas, na capital cearense. 

Semifinalista do torneio nas duas últimas edições, o River só repetirá o feito em 2019 se vencer seus dois próximos jogos e o Ceará perder todas as suas próximas partidas - apenas o líder de cada grupo avança para a próxima fase. 

O River volta a jogar no próximo sábado (16), contra o Marília, em Imperatriz (MA). Na última rodada, no dia 23, o Galo recebe o Fortaleza, no Albertão. 

De coração novo, Fabieldo Torres volta a treinar judocas do Piauí em seletiva nacional

Foto: Fernando Alves/CBJ

Ao lado do tatame, o monitor apontava 70 batimentos cardíacos por minuto. Tranquilo demais para quem voltava a sentir a emoção de fazer o que mais ama - e oito meses depois de nascer de novo. 

No dia 6 de março de 2019, uma Quarta-feira de Cinzas, Fabieldo Torres recebeu um novo coração. Nesta sexta-feira (8), ainda com uma máscara que o protege de infecções, ele voltou a treinar a seleção piauiense de judô na Seletiva Nacional Sub-21, em Fortaleza (CE). 

Foi na capital cearense que Fabieldo, hoje com 39 anos, foi submetido ao transplante. Vice-campeão brasileiro como atleta, ele descobriu, no ano passado, que uma gripe adquirida em 2015 provocou uma cardiopatia. 

Em julho de 2018, já ciente do problema cardíaco, Fabieldo Torres veio até a TV Cidade Verde para conceder uma entrevista. Estacionou o carro e subiu a ladeira caminhando até a porta da emissora.

- Quando eu cheguei na porta da emissora, eu senti um cansaço enorme. (...) Eu fiquei tão triste com isso, porque isso estava começando a me impedir de fazer minhas coisas normais. 

No dia seguinte, Fabieldo procurou um médico, que o recomendou a buscar o transplante cardíaco. Ainda em agosto do ano passado, o educador físico se mudou para a capital cearnese com a esposa, Sheylla Patrícia, com quem é casado há 5 anos. 

Reprodução/Instagram

- Eu disse: doutor, se for para fazer amanhã, eu faço. Eu prefiro fazer um transplante e passar por um risco de morte do que sentir isso de novo. Eu não vou deixar de fazer o que eu amo, que é o judô. 

Coração testado em jogo do Flamengo
O transplante foi um sucesso. Prova disso foi o primeiro "teste" feito por Fabieldo Torres. No dia 23 de março, menos de um mês após a cirurgia, o educador físico buscou um lugar para ver o jogo do seu time do coração. E não foi qualquer jogo. 

Naquele dia, Flamengo e Fluminense jogaram pelas semifinais do Campeonato Carioca. O rubro-negro abriu o placar com o piauiense Renê. Yony Gonzalez empatou o jogo. E Everton Ribeiro, nos acréscimos, garantiu a vitória do Fla. 

Reprodução/Instagram

O flamenguista transplantado aguentou a emoção. E se havia alguma dúvida do sucesso da cirurgia, o próprio Fabieldo já estava mais tranquilo quanto a isso. Meses depois, ele foi ao estádio Castelão torcer por seu time contra o Ceará.

Homenagens do judô
Mas os testes emocionais não se resumiram a vibrar com o Flamengo. Em abril, no Campeonato Brasileiro Regional, o primeiro torneio da seleção piauiense sem Fabieldo Torres, professores levaram o nome do treinador no uniforme

Em outubro, no Grand Slam de Brasília (DF), foi a vez da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) prestar sua homenagem. Depois de tomar conhecimento da história do judoca, o próprio presidente da entidade Sílvio Acácio Borges, enviou um áudio convidando Fabieldo Torres para acompanhar o torneio no camarote da entidade. 

Reprodução/Instagram

A liberação de Fabieldo para ir ao Grand Slam merece uma explicação especial. Foi a primeira vez que o educador físico deixou Fortaleza em meio ao longo processo de recuperação. Uma viagem como essa poderia ter sido vetada pelos médicos, mas recuperação impressionante do piauiense o ajudou - e o fato de ser atleta durante anos foi fundamental nesse sentido. Inclusive, seu transplante é objeto de estudo de médicos em Fortaleza (CE). 

De volta aos tatames e para casa
Fabieldo Torres tinha dois desejos após o transplante. O primeiro ele realizou neste fim de semana:

Foto: Fernando Alves/CBJ

- Não consigo encontrar as palavras para descrever a sensação que estou sentindo, de reencontrar alguns amigos e técnicos. Tem gente que ainda não sabe (do transplante) e diz: "Meu Deus, eu não acredito!". Eles falaram que sentiram minha falta. Eu me sinto realizado e me sinto amado. Eu tenho irmãos no judô, não só amigos, não. Eu tô igual pinto no lixo, estou no meu habitat natural. 

O outro desejo, o professor realizará nos próximos dias. Após a seletiva nacional em Fortaleza, Fabieldo Torres quer se despedir das praias cearenses e voltar para Teresina, onde a família e os atletas da Associação Judô Queiroz o esperam.

Retomar a rotina, isso sim, talvez seja a maior de todas as emoções pelas quais Fabieldo Torres poderá passar após o transplante. Mas o novo coração dará conta. 

Foto: Fernando Alves/CBJ

 

JES vence Eusébio (CE) e está na final da Copa Nordeste de Futsal

Foto: Gabriel Paulino/JES

O JES Futsal venceu o Eusébio (CE) por 3 a 0, na noite desta sexta-feira (8), e garantiu vaga na decisão da Copa Nordeste de Futsal, disputada no ginásio Verdão, em Teresina (PI). 

A final será com o Ceará, que derrotou o Garapa (PE) por 1 a 0 no outro jogo da semifinal. A disputa do título começa às 19h deste sábado (9), também no Verdão. 

As duas equipes se enfrentaram na fase de grupos em um confronto equilibrado, que terminou empatado em 2 a 2. 

Jogo equilibrado, até a expulsão do goleiro...
O primeiro tempo foi de pressão do Eusébio, com forte marcação do JES. O time piauiense pouco chegou ao ataque, mas foi fatal quando isso aconteceu e Luan abriu o placar 8 minutos antes do cronometro zerar. 

Na etapa final, o time cearense continuou a pressionar. O JES chegou mais vezes ao ataque, mas desperdiçou as oportunidades. Na metade do segundo tempo, um susto: Lindomar chutou forte e acertou o travessão. 

O campeão piauiense começou a se aproveitar dos contra-ataques. E foi em uma jogada dessas que o goleiro Lucas fez falta e acabou expulso, deixando o Eusébio com um jogador a menos. 

A vantagem numérica em quadra era o que faltava para a vantagem no placar ser ampliada. Menos de um minuto depois da expulsão, Alexandre Timon chutou cruzado, quase sem ângulo: 2 a 0. 

Sem ter outra alternativa, o Eusébio se arriscou em quadra com o goleiro-linha. Mas o JES suportou a pressão. Quando a bola passava pela marcação, esbarrava nas defesas do goleiro Igor BB. 

Dois minutos antes do cronometro zerar, Matheus Delegado aproveitou o gol vazio em um contra-ataque, mas a bola acertou a trave. 

Mas nos últimos segundos, Danyllinho não desperdiçou a chance e fechou o placar.

Nos pênaltis, JES avança para a semifinal da Copa Nordeste de Futsal

Foto: Victor Costa/JES

O time do JES conseguiu, na noite desta quinta-feira (7), um feito importante para o futsal do Piauí. No ginásio Verdão, em Teresina (PI), a equipe garantiu vaga nas semifinais da Copa Nordeste 2019. 

A classificação veio após uma vitória nos pênaltis sobre o Tamandaré (PE). No tempo normal, as equipes empataram em 2 a 2: Carapiá marcou duas vezes para o JES e Romarinho e Ewerton fizeram para os pernambucanos. 

Depois de uma prorrogação sem gols, as duas equipes foram para os pênaltis. O time campeão pernambucano de 2018 desperdiçou a terceira cobrança. Carapiá, Danyllinho e Alexandre Timon converteram para o atual campeão piauiense. 

As semifinais serão disputadas nesta sexta-feira (8). Às 18h, o Ceará, que eliminou o Sampaio (MA), vai enfrentar o Garapa (PE), que deixou para trás o Pires Ferreira (CE). 

Às 19h30, o JES enfrenta o Eusébio (CE), time que eliminou nas quartas de final o Campo Largo (PI) - equipe piauiense perdia por 3 a 1, conseguiu o empate, mas sofreu o gol da derrota faltando 11 segundos para o fim do jogo: 4 a 3. 

Copa do Nordeste 2020: River estreia fora e encara Ceará e Santa Cruz no Albertão

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (7), a tabela da fase de grupos da Copa do Nordeste 2020. O River fará sua estreia fora de casa, com o Náutico, no dia 23 de janeiro. 

Copa do Nordeste 2020 - Jogos do River

23/01 - Náutico x River
01/02 - River x CSA
09/02 - River x América-RN
15/02 - Confiança-SE x River
22/02 - Imperatriz-MA x River
03/03 - River x Ceará
15/03 - Vitória x River
21/03 - River x Santa Cruz

Veja a tabela completa

A tabela prevê maioria dos jogos do River no fim de semana - quatro deles aos sábados e dois aos domingos. 

Além do Náutico, o River irá enfrentar fora de casa o Confiança (SE), Imperatriz (MA) e Vitória (BA).

Em Teresina, no estádio Albertão, o Galo terá pela frente CSA, América (RN), Ceará e Santa Cruz. 

O River está no Grupo A do torneio e enfrenta os times do Grupo B. Seus adversários na classificação para o mata-mata são Sport, ABC, Frei Paulistano (SE), CRB, Bahia, Fortaleza e Botafogo (PB). 

A Copa do Nordeste 2020 terá transmissão da TV Cidade Verde para todo o Piauí. Os jogos a serem exibidos ainda serão definidos em conjunto com a CBF, o SBT e as demais afiliadas do SBT Nordeste.

River anuncia zagueiro revelado na base do São Paulo

Foto: Thomaz Jannuzzi / Grêmio Novorizontino

O zagueiro Felipe Barros, 25 anos, é mais um reforço anunciado pelo River para a temporada 2020. A contratação do jogador foi confirmada pelo clube no final da manhã desta quinta-feira (7). 

Pernambucano de Recife, Felipe Barros jogou no Japão, após deixar as categorias de base do São Paulo. Fez apenas três jogos pelo Yokohama, em 2014. No ano seguinte, foi emprestado para o futebol português. 

De volta ao Brasil, Felipe Barros jogou pela Penapolense e Grêmio Novorizontino, clubes do interior paulista. Seu último clube foi o Batatais, pelo qual disputou a Série A3 do Campeonato Paulista. 

O River já havia anunciado o lateral e volante João Ananias, o atacante Valdo Bacabal e o meia Jean Natal - além de contar com o retorno do artilheiro Eduardo e mais de 10 nomes da temporada 2019 que tiveram contrato renovado para o ano que vem. 

A apresentação do elenco, sob comando do técnico Márcio Goiano, está prevista para o dia 2 de dezembro.

Posts anteriores