Cidadeverde.com

Lateral Matheus Rocha é confirmado no Oeste para disputa da Série B

Foto: Marcos Freitas/Mirassol FC

O lateral piauiense Matheus Rocha teve seu contrato registrado e está apto para defender o Oeste Barueri (SP) na Série B do Campeonato Brasileiro. 

A informação da contratação foi antecipada na terça-feira (4), por Herbert Henrique, durante a transmissão da decisão da Copa do Nordeste. 

O registro do contrato foi publicado, nesta quinta-feira (6), no boletim informativo diário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, Matheus Rocha está a disposição do Oeste para o jogo de domingo (9), contra a Chapecoense, pela Série B do Brasileirão. 

Matheus Rocha estava no Mirassol, time eliminado pelo Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista. O jogador passou pela base do Palmeiras, sendo emprestado pelo clube em 2019 para o Vitória (BA). 

Título do Salgueiro tira Náutico da Copa do Nordeste de 2021; veja classificados

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O título do Salgueiro no Campeonato Pernambucano, após superar o Santa Cruz nos pênaltis, deixou o Náutico de fora da Copa do Nordeste de 2021. 

Pelo regulamento atual, os campeões estaduais garante vaga no Nordestão do ano seguinte. As outras vagas são destinadas pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Com os dois primeiros campeonatos estaduais do Nordeste concluídos, o mapa da Copa do ano que vem começou a ser definido. 

Em Pernambuco, o Salgueiro volta ao torneio junto com o Sport, que vai para a fase de grupos do Nordestão por conta do ranking da CBF. O Santa Cruz, segundo melhor ranqueado entre os pernambucanos, vai para a fase preliminar. O Náutico fica de fora. 

Em Alagoas, o CRB derrotou o CSA, ergueu a taça e se garantiu na fase de grupos do Nordestão. O rival vai disputar a pré-copa do Nordeste. 

Finalistas no Cearense, Fortaleza e Ceará também estão garantidos na fase de grupos da Copa do Nordeste - um será campeão e outro ficará com a vaga pelo ranking. 

Fora das finais do Paraibano, que serão disputadas por Treze e Campinense, o Botafogo terá de jogar a fase preliminar do Nordestão 2021. 

No sábado, Bahia e Atlético disputam a decisão do Baiano. Se o Atlético for campeão, o Vitória vai para a pré-Copa do Nordeste. Se der Bahia, a dupla Ba-Vi vai para a fase de grupos e manda a Juazeirense para a fase preliminar. 

No Piauí, o melhor do ranking da CBF é o Altos, que jogará a pré-Copa do Nordeste se não for campeão piauiense. Caso fique com o título estadual, quem vai para a fase preliminar do Nordestão é o River. 

As datas da fase preliminar e do próprio Nordestão do ano que vem dependem das mudanças no calendário da CBF, que só concluirá os torneios de 2020 em fevereiro de 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Veja como está o mapa dos classificados da Copa do Nordeste 2021 até o momento. 

COPA DO NORDESTE 2021 - FASE DE GRUPOS
ALAGOAS: CRB
BAHIA: Bahia
CEARÁ: Fortaleza e Ceará
MARANHÃO: indefinido
PARAÍBA: Treze ou Campinense
PERNAMBUCO: Salgueiro e Sport
PIAUÍ: indefinido
RIO GRANDE DO NORTE: indefinido
SERGIPE: indefinido

COPA DO NORDESTE 2021 - FASE PRELIMINAR
ALAGOAS: CRB
BAHIA: Vitória ou Juazeirense
CEARÁ: não tem vaga
MARANHÃO: Sampaio Corrêa ou Moto Club
PARAÍBA: Botafogo
PERNAMBUCO: Santa Cruz
PIAUÍ: Altos ou River
RIO GRANDE DO NORTE: ABC ou Globo
SERGIPE: Confiança ou Itabaiana

Wallace Lemos deixa Parnahyba e vai comandar clube da Série D

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

O treinador Wallace Lemos confirmou, em suas redes sociais, acerto com o Guarany de Sobral (CE), clube que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro, com início previsto para setembro. 

O anúncio da contratação foi feito pelo Guarany, nas redes sociais do clube, na noite desta quarta-feira (5). 

Wallace Lemos começou a temporada no comando do Parnahyba e não terá como comandar o Tubarão na retomada do Campeonato Piauiense. A primeira fase da Série D só terminará no fim de novembro, mês para o qual está prevista a retomada do futebol no Piauí. 

Quarto colocado no torneio com 16 pontos, o Parnahyba terá cinco jogos para tentar a classificação para as finais - hoje as vagas seriam de Altos (21 pontos) e Picos (20). 

 

 

Convocada para treinos, goleira Awanny se apresenta dia 12 na seleção sub-17

Reprodução/Fortaleza E.C.

Convocada para um mês de treinos na seleção brasileira sub-17, a goleira piauiense Awanny Míria, 17 anos, se apresentará no dia 12 de agosto, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). 

Awanny é de Barra D'Alcântara e ficará com a seleção brasileira até o dia 9 de setembro. A convocação da treinadora Simone Jatobá visa o Campeonato Sul-Americano Sub-17, que deve ser disputado em novembro, no Uruguai. 

Hoje no Fortaleza (CE), Awanny já passou por Tiradentes (PI) e estava recentemente no Iranduba (AM). É a primeira goleira piauiense convocada para seleções nacioais de futebol. 

Antes da viagem para o Rio de Janeiro, Awanny e as outras 25 convocadas serão submetidas a testes para detectção do novo coronavírus. Medidas de proteção também estão previstas durante o período de treinamentos. 

Jair Bolsonaro ganha camisa do River; torcida reage nas redes sociais

O presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), foi presenteado com a camisa do River Atlético Clube. Foi nesta quinta-feira (30), durante visita a São Raimundo Nonato, no Sul do estado. 

O presente foi entregue pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), ex-presidente do River e novo aliado de Bolsonaro, após o presidente da República aceitar alianças com partidos do chamado "centrão" no Congresso Nacional. 

No vídeo, postado nas redes sociais do clube, Ciro Nogueira apresentou a camisa e disse: "Esse aqui é o nosso manto sagrado". Bolsonaro respondeu: "É vermelho e preto, né?", sem mencionar o branco do time tricolor. 

O presidente não vestiu a camisa, mas prometeu usar "na primeira oportunidade". E completou dizendo: "quero vê-lo brevemente na primeirona". 

Presente a políticos não é novidade
O próprio Jair Bolsonaro já havia vestido a camisa do River em 2016, em vídeo que até hoje circula nas redes sociais como se fosse atual. Na ocasião, ele prometia torcida pelo clube piauiense antes de jogo contra o América (RN), pela Série C do Campeonato Brasileiro. 

Em 2015, o presenteado foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participou de evento em Teresina dias após a conquista do acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, não havia mais uniforme do Galo no mercado, e o vice-presidente do clube, Júlio Arcoverde, retirou uma das camisas destinadas ao elenco. 

Torcedores reagem
Diferente de 2015, quando Lula acumulava popularidade e ainda não era indiciado na Operação Lava Jato - que levou até agora a sua condenação em duas instâncias, Jair Bolsonaro se divide entre 32% de aprovação e 44% de rejeição, número que cresce para 52% na região Nordeste, segundo pesquisa do instituto Datafolha no último mês de junho.  

Essa popularidade pode ser testada nas redes sociais do River, onde o vídeo da entrega da camisa foi publicado. Até a postagem dessa matéria, os comentários no Twitter foram quase todos negativos, com direito a "nojo", "apaga que dá tempo", "vergonha" e um questionamento: "é essa a estratégia do clube para atrair novos torcedores?"

No Instagram, apesar da maioria dos comentários ter críticas, houve também manifestação de apoiadores não só de Jair Bolsonaro, como também defensores de candidatura de Ciro Nogueira a governador do Piauí. Internautas postaram desde "sujou a história do River" a "meu presidente me enche de orgulho".

Com Eduardo, River retoma atividades de olho na Série D

  • volta-river-5.jpg Fotos: Victor Costa/River A.C.
  • volta-river-7.jpg Fotos: Victor Costa/River A.C.
  • volta-river-6.jpg Fotos: Victor Costa/River A.C.
  • volta-river-4.jpg Fotos: Victor Costa/River A.C.
  • volta-river-3.jpg Fotos: Victor Costa/River A.C.
  • volta-river-2.jpg Fotos: Victor Costa/River A.C.
  • volta-river-1.jpg Fotos: Victor Costa/River A.C.
  • volta-river-0.jpg Fotos: Victor Costa/River A.C.

Autorizado pela Prefeitura de Teresina, o River Atlético Clube retomou oficialmente suas atividades, nesta terça-feira (28), com avaliação médica e física dos jogadores. 

O atacante Eduardo, que operou o joelho direito no dia 15 de julho, já estava presente na primeira atividade e correu no campo do centro de treinamento. A artroscopia foi feita enquanto o elenco tricolor treinava na Bahia para o jogo de despedida da Copa do Nordeste. O jogador deve estar recuperado até a metade de agosto. 

Os jogadores foram submetidos a avaliação física por parte da comissão técnica. O preparador físico Pedro Henrique afirmou que o trabalho para o jogo com o Santa Cruz (PE), no último dia 22, foi satisfatório, com fortalecimento dos atletas e prevenção de lesões. Para ele, o momento agora é de focar na Série D do Campeonato Brasileiro. 

O River não tem jogo oficial previsto pelos próximos dois meses. O Galo só deve entrar em campo na Série D do Campeonato Brasileiro no fim de setembro. Até lá, o técnico terá tempo para reorganizar o time, que trocou vários jogadores em relação ao grupo que começou a temporada. 

Restrições
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o River impôs restrições na entrada de visitantes no centro de treinamento Afrânio Nunes, na zona Sul de Teresina. Torcedores e profissionais de imprensa não serão recebidos. Apenas profissionais que trabalhem no clube e sejam necessários nas atividades do tricolor terão acesso permitido. 

As medidas fazem parte do protocolo elaborado pelo próprio River e aprovado pela Prefeitura de Teresina para a retomada das atividades. 

River recebe autorização da Prefeitura de Teresina para treinos em grupo

Foto: Victor Costa / River AC / Arquivo

 

O River Atlético Clube recebeu autorização da Prefeitura de Teresina (PI) para fazer atividades em grupo no seu centro de treinamento, seguindo protocolo apresentado pela agremiação para o poder público municipal. O Galo anunciou que retoma os treinos nesta terça-feira (28). 

Nesta segunda-feira (27), foi permitida a retomada de atividades físicas ao ar livre e individuais em Teresina. Isso impediria o River de treinar em grupo. Mas um documento assinado por Fernando Said, secretário de Governo e presidente do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus - Covid-19, abriu exceção para o clube. 

O clube apresentou um protocolo específico para suas atividades e pretende manter jogadores isolados nos alojamentos do centro de treinamento do Portal da Alegria, zona Sul da capital. Testagem de funcionários e outras medidas estão previstas, para reduzir as chances de contágio pelo novo coronavírus. 

Em seu ofício, Fernando Said afirmou que "o presente protocolo apresentado dá segurança ao retorno responsável das atividades no epigrafado centro de treinamento", mas alerta que o River segue obrigado a cumprir outras normas previstas nos decretos da Prefeitura de Teresina. 

Said acrescenta que o River deverá tomar cuidados adicionais para evitar aglomeração de terceiros no centro de treinamento, como torcedores, prestadores de serviço e jornalistas - o clube já anunciou que não haverá acesso da imprensa aos treinos nessa retomada.  

Em comunicado divulgado para a imprensa, o River fez agradecimento ao prefeito Firmino Filho e informou que buscará autoridades de saúde, Federação de Futebol do Piauí e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para adequações que forem necessárias no CT. 

O River voltou a treinar na primeira quinzena de julho, em Salvador (BA), para seu último jogo na Copa do Nordeste - perdeu por 1 a 0 para o Santa Cruz, no dia 22. Com Flávio Araújo e muitos jogadores novos, o time irá se preparar para a Série D do Campeonato Brasileiro, prevista para setembro, e a sequência do Campeonato Piauiense, em novembro. 

Protocolo da Prefeitura pode impedir treinos em grupo do River

Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com/Arquivo

Último treino do River em seu CT, em março. Time se preparava para enfrentar o Parnahyba, mas o jogo não aconteceu

Com participação encerrada na Copa do Nordeste, o River terá mais duas competições pela frente na temporada: a Série D do Campeonato Brasileiro, com previsão de início para setembro, e a sequência do Campeonato Piauiense, que só deve ser retomado em 18 de novembro. 

O que fazer nesses dois meses sem jogos? Treinar. É essa a intenção tricolor - tanto que um protocolo foi elaborado, com as medidas que o clube pretende adotar em seu centro de treinamento, para evitar o contágio pelo coronavírus. O plano, no entanto, esbarra no protocolo da Prefeitura de Teresina.

Em entrevista por videoconferência, na quarta-feira, o prefeito Firmino Filho deu a entender que não pretende abrir exceções no plano de retomada das atividades físicas na capital, programado para começar no dia 27 de julho, com treinos de forma individualizada. 

- É importante esse protocolo do setor. Ele vai ser enquadrado dentro da reabertura das atividades físicas e ao ar livre. O treinamento dos times profissionais vai ser enquadrado dentro dessa categoria. Houve a entrega do protocolo do River, e com base nele nós vamos ter um protocolo para o setor como um todo. A regra deve ser aplicada a todos, não especificamente ao River. 

A declaração do prefeito foi dada dois dias após o presidente em exercício do River, Júlio Arcoverde, entregar em mãos o protocolo elaborado pelo clube

O protocolo específico número 035/2020 da Prefeitura trata de "atividades físicas ao ar livre em parques e espaços públicos, exceto atividades em grupo". O documento não menciona clubes privados. 

Veja a íntegra do protocolo de retomada de Teresina para atividades físicas

Caso o River tenha de se enquadrar nesse protocolo do Município, precisará "evitar atividades físicas que exigem contato físico / toque entre os participantes, em dupla, trio e pequenos grupos juntos". Na prática, jogadores poderiam treinar no campo, mas individualmente - como foi feito em outras cidades brasileira quando a volta dos treinos foi autorizada. 

A intenção tricolor, no entanto, é dar continuidade aos treinos que foram iniciados em Salvador (BA), por conta da participação na Copa do Nordeste. O time alternou atividades nos CTs do Bahia e Vitória por aproximadamente 10 dias, sempre em grupo, até o jogo com o Santa Cruz (PE) - no qual foi derrotado por 1 a 0. 

O principal argumento do clube é sua estrutura. O River tem condições de abrigar cerca de 40 pessoas e deixa-los isolados do resto da cidade, criando uma espécie de "bolha". 

Procurado pelo Cidadeverde.com, River informou que o time iniciou a viagem de volta para Teresina e seguirá sem programação nos próximos dias. 

No Cidade Verde Notícias, com Natanael Sousa e Fenelon Rocha, falamos sobre a sequência da temporada do Galo. 

Lateral piauiense Kevin é apresentado como novo reforço do Botafogo

Foto: Vitor Silva/Botafogo.

O Botafogo apresentou, nesta quarta-feira (22), o lateral direito Kevin como novo reforço para a sequência da temporada 2020. 

Piauiense de Teresina, Kevin estava treinando no time de transição do Grêmio antes das competições serem suspensas pela pandemia do novo coronavírus. 

Com passagens também por Tombense (MG) e Guarani (SP), o lateral defendeu o Goiás na Série A do Brasileirão de 2019. 

Veja a coletiva de apresentação do jogador:

Sem novos casos de covid, River encerra treinos para despedida da Copa do Nordeste

Foto: Victor Costa/River A.C./Arquivo

Na Bahia há pouco mais de uma semana, o River Atlético Clube encerrou a preparação para a despedida da Copa do Nordeste 2020. Nesta terça-feira (21), o time tricolor fez o último treino antes do jogo com o Santa Cruz (PE). 

A atividade foi feita depois da chegada do resultado dos últimos exames para detecção do coronavírus nos jogadores e comissão técnica: todos negativos. 

Com a boa notícia, o técnico Flávio Araújo terá apenas quatro desfalques para o jogo desta quarta-feira (22): o atacante Eduardo, que não viajou com o time para a Bahia, e três jogadores que testaram positivo para o coronavírus, na semana passada. 

River e Santa Cruz deveriam jogar em Teresina, mas todas as partidas da reta final da Copa do Nordeste foram transferidas para Salvador e municípios vizinhos da capital baiana, para reduzir viagens durante a pandemia e evitar contágios pelo novo coronavírus. 

Sem chances de classificação para as quartas de final, o River entra em campo às 20h de quarta-feira, em Riachão do Jacuípe (BA). 

Posts anteriores