Cidadeverde.com

De fonte de notícia a "cobaia de webmaster": a saga de mais de 10 anos de blog

Era para ser um blog para comentar as notícias com bom humor. Em pouco tempo, passou a ser fonte de notícia. Virou até "cobaia" de testes das implementações que foram feitas ao longo dos anos no Cidadeverde.com. É tão verdade que a imagem que ilustra o grupo de Whatsapp que discutiu essas mudanças é um print do Na Esportiva. 

 

Em quase 11 anos, o Na Esportiva falou de praticamente todas as modalidades esportivas praticadas no Piauí - peço perdão se faltou alguma. 

O blog presenciou dezenas de conquistas de Sarah Menezes, viu o sonho do badminton piauiense crescer e virar pódio no Pan, e o esforço e talento do atletismo ser reconhecido com medalhas olímpicas, entregues na data certa ou não. 

Falamos de futebol também, claro. A campanha do acesso do River para a Série C do Brasileirão, no vice-campeonato da Série D em 2015, rendeu postagens de madrugada e recordes de acesso por aqui. 

Isso sem contar inúmeras histórias que me cativaram, divertiram ou até me fizeram perder a esportiva - poque o esporte não tem somente fatos emocionantes para contar. Narrei tudo sem a menor pretensão de bater recordes de cliques ou buscar progatonismo - este cabe somente aos verdadeiros heróis do nosso esporte. 

Mas há algo que escrevi na primeira postagem, em dezembro de 2009, que persiste: "Dá um aperto no peito não transformar tudo em matérias". 

Os atletas precisam de divulgação dos seus feitos, as entidades necessitam que seus eventos sejam vistos. E o esporte piauiense, que no início do século tinha suas esperanças concentradas no judô, se expandiu de uma forma que este blog não consegue dar conta. E fico feliz demais por isso, e angustiado ao mesmo tempo.

Não sei se essa angústia vai passar, mas novos projetos virão. Aqui, no blog, ficarão registros históricos que estão na minha e na memória de vários leitores, anônimos ou que comentam as postagens nas redes sociais. O Na Esportiva não morre, e meu trabalho vai seguir por outra estrada. 

A todos do Grupo Cidade Verde, aos que fazem o esporte e tive a oportunidade de registrar de alguma forma por aqui - ou na Rádio Cidade Verde, e principalmente aos leitores deste blog, meu muito obrigado. 

Um agradecimento especial, neste espaço, aos fotógrafos que abraçaram cansativas pautas noturnas e nos finais de semana, com calor de derreter a teleobjetiva: Thiago Amaral, Raoni Barbosa, Carol Riedel, Wilson Filho, Evelin Santos, Yasmin Cunha e Roberta Aline. Todos conduzidos pelo Marcio e principalmente Helder Sousa, que em alguns momentos largou o volante e quebrou galho com algumas fotos também. Vale lembrar do Itallo Holanda e Rafael Solano, que ajudaram a ilustrar várias postagens com artes, e do Izânio Façanha, que também passou por aqui com suas charges. 

Continuem a prestigiar e incentivar o esporte piauiense, que foi o que você, leitor, fez ao prestigiar meu trabalho por aqui. Um clique seu faz mais diferença para nossos esportistas do que para mim. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

River enfrentará time do Mato Grosso na Copa do Brasil Sub-17

Fotos: Yago Araújo/ River AC

Em sorteio realizado nesta quinta-feira (29), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ), foram definidos os confrontos da Copa do Brasil Sub-17. O River, representante do Piauí, enfrentará o Dom Bosco (MT), fora de casa.

A primeira fase da competição é disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, a definição do time classificado será nos pênaltis.
 
Caso passe de fase, o Galo terá pela frente, nas oitavas de final, o vencedor de Santo Antônio (MS) e Cruzeiro (MG), dessa vez em jogos de ida e volta. 

Com 32 equipes na disputa pelo título, a Copa do Brasil Sub-17 tem início previsto para 25 de novembro e encerramento em 31 de janeiro de 2021. A tabela ainda não foi divulgada. 

O River garantiu a vaga na Copa do Brasil após conquistar o Campeonato Piauiense Sub-17 de 2019, com vitória por 4 a 1 sobre o Piauí na decisão. 

No ano passado, o Piauí Esporte Clube representou o estado na Copa do Brasil Sub-17 e foi eliminado com derrota por 4 a 1 para o Tubarão (SC), em jogo único disputado em Santa Catarina. O Palmeiras ficou com o título.  

Renê doa camisa do Flamengo para ajudar Picos na retomada do Campeonato Piauiense

Reprodução/Instagram

A Sociedade Esportiva de Picos lançou uma rifa para bancar as despesas na retomada do Campeonato Piauiense, marcada para novembro. O prêmio será uma camisa do Flamengo autografada pelo lateral esquerdo Renê, ex-jogador da SEP.

Picoense, Renê doou uma camisa autografada por todos os jogadores do Flamengo, e gravou uma mensagem pedindo apoio para o time de sua cidade. 

- Vai ser sorteada aí na cidade de Picos, em prol da Sociedade Esportiva de Picos, que está passando por um momento difícil, e a diretoria está sem apoio e precisando de recursos para terminar o Campeonato Piauiense. Conto com a presença de todos vocês que puderem ajudar nesse momento difícil. 

A cartela da rifa custa R$ 30, e o sorteio será realizado no dia 15 de novembro. 

Vice-líder do Estadual com 20 pontos, a SEP volta a jogar no dia 18 de novembro, fora de casa, com o líder Altos, que tem 21 pontos. Caso permaneçam nessas posições, os dois times decidirão o Campeonato Piauiense em dezembro. 

Além da rifa, Picos anunciou o retorno do técnico Adelmo Soares, que comandava o Zangão em março, quando a pandemia do novo coronavírus forçou a suspensão de todos os torneios esportivos no Piauí. 

 

 

Federação confirma retomada do Campeonato Piauiense para 11 de novembro

Fotos: FFP

Suspenso em março por conta da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Piauiense de futebol será retomado no dia 11 de novembro. 

A data da retomada foi confirmada nesta terça-feira (20), em videoconferência da Federação de Futebol do Piauí (FFP) com dirigentes dos clubes que disputam o torneio. 

O primeiro jogo será entre Piauí e River, partida atrasada da nona rodada que foi agendada para 11 de novembro. O Galo tem outro jogo pendente com o Parnahyba, pela 10ª rodada, mas a data ainda será confirmada - a tabela atualizada deverá ser divulgada na quinta-feira (22). 

Restam quatro rodadas da fase classificatória para serem disputadas. A 11ª, com todos os oito times de volta aos gramados, foi marcada para 18 de novembro. 

A FFP informou que ficou definido que todos os jogos serão disputados na faixa de horário das 16h, independente do dia da semana. As partidas serão sem presença de torcida por conda das restrições impostas pela pandemia. 

Antes da paralisação, o Altos era o líder do torneio, seguido por Picos - e com isso, os dois seriam os finalistas da competição. Piauí e Timon seriam os rebaixados - Fluminense e Tiradentes disputam a Série B, mas já garantiram o acesso para 2021. 

Com Valéria e Maria Alves, seleção feminina inicia treinos em Portugal

  • portimao-feminina-10.jpg Fotos: Laura Zago/CBF
  • portimao-feminina-9.jpg Fotos: Laura Zago/CBF
  • portimao-feminina-8.jpg Fotos: Laura Zago/CBF
  • portimao-feminina-7.jpg Fotos: Laura Zago/CBF
  • portimao-feminina-6.jpg Fotos: Laura Zago/CBF
  • portimao-feminina-5.jpg Fotos: Laura Zago/CBF
  • portimao-feminina-4.jpg Fotos: Laura Zago/CBF
  • portimao-feminina-3.jpg Fotos: Laura Zago/CBF
  • portimao-feminina-2.jpg Fotos: Laura Zago/CBF

A técnica Pia Sundhage comandou, nesta terça-feira (20), o primeiro treino da seleção brasileira feminina em Portimão, Portugal, onde o grupo ficará concentrado até o próximo dia 27. 

É a primeira vez que duas atletas nascidas no Piauí integram a seleção na mesma convocação: as atacantes Maria Alves, da Juventus (Itália), e Valéria, do Madrid (Espanha). 

Pia Sundhage já havia convocado Maria em outras oportunidades. Valéria foi chamada pela primeira vez. 

Essa é a segunda convocação para treinos da seleção feminina desde a retomada das atividades, suspensas por conta da pandemia de covid-19. Na primeira convocação, em setembro, apenas atletas que jogam no Brasil foram chamadas - caso da piauiense Adriana, do Corinthians. 

Em Portugal, o único nome ausente é a craque Marta, que se apresentará na sexta-feira (23).  

Seleção Sub-17

Foto: Mariana Sá/CBF

Enquanto a seleção principal treina em Portimão, a equipe sub-17 deixou a Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e agora treina em Pinheiral (RJ). No grupo, está a goleira piauiense Awanny Míria, do Fortaleza (CE). 

Os treinos da seleção sub-17 vão até o dia 31 de outubro, e fazem parte da preparação para o Campeonato Sul-Americano da categoria. 

Posts anteriores