Cidadeverde.com

No Departamento Médico

O titular do blog teve escalação vetada pelo departamento médico e só poderá entrar em campo quando reunir condições físicas para atuar durante todo o jogo.

As atualizações neste blog serão retomadas assim que o doutor liberar. E até lá, Wellyson Costa e Pablo Cavalcante atualizam as notícias do esporte nos jornais da Rádio Cidade Verde.

Fluminense-PI vence último amistoso e encerra preparação para a Copa São Paulo

Foto: Fluminense E.C.

No último amistoso preparatório para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Fluminense (PI) derrotou o Monte Cristo (GO) por 3 a 0, em jogo disputado na manhã desta segunda-feira (30), em Goiânia (GO). 

Os gols do jogo foram marcados por Luan, Willian Salvino e Ray. 

O campeão piauiense sub-19 viajou de ônibus para Goiás no dia 25. No sábado (28), o Flu empatou com o Vila Nova (GO) em 1 a 1.

Encerrados os amistosos, o time piauiense continuará treinando na capital goiana até o dia 1º de janeiro. A delegação volta a pegar a estrada depois do café da manhã. 
No dia 3, a equipe estreia na Copinha em Franca (SP), contra a Francana (SP). O Flu também vai encarar o Corinthians e o Retrô (PE). 

River vende atacante Roney ao Sampaio Corrêa e anuncia zagueiro

Foto: Victor Costa/River A.C.

O River conseguiu terminar duas novelas antes do fim de 2019. A primeira, e mais arrastada de todas, foi a saída do atacante Roney. A segunda foi a contratação de um novo zagueiro - ambas foram confirmadas nesta segunda-feira (30). 

Com a possibilidade de defender Sampaio Corrêa (MA) ou CRB (AL), Roney não havia se apresentado com o elenco para a pré-temporada. 

O Sampaio, clube para o qual Roney foi emprestado na campanha do acesso para a Série B do Brasileirão, levou a melhor na negociação - e o River também. O Galo vendeu o atacante e ainda ficou com parte do passe de Roney. Caso o jogador seja vendido pelo Tubarão maranhense, o tricolor piauiense também terá lucro. 

O River não comentou valores da negociação. 

Novo zagueiro
Também nesta segunda-feira (30), o River anunciou a contratação do zagueiro Alex, ex-Madureira (RJ). O reforço irá se apresentar ao técnico Márcio Goiano na volta aos treinos após a folga de fim de ano. 

O novo zagueiro vem repor um pedido do treinador, que ainda espera um atacante que atue pelos lados do campo e, com a saída de Roney, pode pedir mais um nome para o setor. 

O River estreia na temporada dia 17 de janeiro, contra Picos, pelo Campeonato Piauiense. No dia 23, o Galo encara o Náutico pela Copa do Nordeste. Os dois jogos serão fora de casa. 

Fluminense-PI empata com o Vila Nova em amistoso antes da Copinha

Foto: Fluminense E.C.

Atual campeão piauiense Sub-19, o Fluminense empatou com o Vila Nova em 1 a 1, na tarde de sábado (28), em Goiânia (GO). Foi o primeiro amistoso preparatório em Goiás antes da disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. 

O lateral Vitor marcou o gol do time piauiense. O jogo foi disputado no CT Toca do Tigre, do clube goiano. 

O técnico Carlos Alberto Oliveira terá outro jogo amistoso, nesta segunda-feira (30), contra o Monte Cristo Esporte Clube. A partida está marcada para 9h, em Goiânia. 

O Fluminense chegou em Goiás na quinta-feira (26), após um dia de viagem de ônibus. Após os amistosos, o time piauiense pega a estrada de novo, dessa vez em direção à Franca (SP), sede do Grupo 11 da Copa São Paulo. 

Na primeira fase do torneio, o Flu irá enfrentar Francana-SP (dia 3), Corinthians (dia 6) e Retrô-PE (dia 9).

O Vila Nova também está na Copinha e vai encarar CRB (AL), Inter de Limeira (SP) e Taboão da Serra (SP) no Grupo 16.

River busca adversário para amistoso em Teresina

Fotos: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

O técnico Márcio Goiano ainda deseja fazer pelo menos um amistoso antes da estreia na temporada 2020, marcada para 17 de janeiro, contra Picos, pelo Campeonato Piauiense. 

O problema tem sido encontrar adversários. 

- Todos os clubes que você quer fazer esse amistoso, eles querem um jogo na casa dele, ele quer dois jogos. Isso vem criando uma dificuldade pra gente nesse sentido. Mas estamos conversando e de repente a gente consiga fazer com que o adversário venha aqui e a gente faça esse jogo aqui mesmo.

A preferência do River é fazer pelo menos um jogo em janeiro com uma equipe do Norte ou Nordeste brasileiro. O segundo jogo não está descartado. 

- Nós temos que ter essa cautela, porque dia 17 a gente estreia. Uma semana antes caberia um amistoso, que seria realmente muito importante pra gente, pra depois a gente ter a semana inteira. 

Por enquanto, os trabalhos táticos do River contam com a ajuda do time Sub-20, que disputou amistosos com a equipe principal. Na atividade fechada para a imprensa, Márcio Goiano teve mais liberdade para controlar as ações e orientar seus comandados. 

- Nós fizemos um trabalho junto com a base, então a gente pediu realmente muita intensidade. Os atletas fizeram essa marcação um pouco alta. Isso pra gente foi importante. 

Além do Campeonato Piauiense, o River vai disputa a Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa do Nordeste - torneio que terá jogos transmitidos pela TV Cidade Verde a partir do dia 25 de janeiro. 

Copa São Paulo: River corta 10 jogadores e define elenco

  • River.jpg Yasmim Cunha
  • River-2.jpg Yasmim Cunha
  • River-3.jpg Yasmim Cunha
  • River-5.jpg Yasmim Cunha
  • River-7.jpg Yasmim Cunha
  • River-8.jpg Yasmim Cunha
  • River-9.jpg Yasmim Cunha
  • River-10.jpg Yasmim Cunha
  • River-12.jpg Yasmim Cunha

O técnico José Roberto definiu a lista de 20 jogadores do River que irão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Dos nomes inscritos em novembro, 10 vão ficar de fora do torneio - mas poderão ser chamados de volta caso algum atleta sofra lesão. 

Os 20 nomes foram divulgados nesta quinta-feira (26). No treino da tarde, no estádio Albertão, já participaram somente os atletas que irão viajar dia 1º de janeiro para São Paulo. 

José Roberto falou sobre a dificuldade de fazer os cortes e preparar os jogadores para assimilarem a saída dos colegas de treino. 

- É um processo desafiador porque não é só o atleta que está alí envolvido. Você tem sonhos, perspectiva de vida, projeto do atleta como um todo, e você tem que lidar com tudo isso.

O River está no Grupo 23 da Copinha, com sede em Taubaté, e estreia no dia 3 de janeiro com o Atlético-MG. O Galo piauiense ainda irá enfrentar o Taubaté e o Capital (TO).

Elenco do River na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020

GOLEIROS
Pedro e Danilo

ZAGUEIROS
Giovani, Doda, Kelton e Durckeim

LATERAIS
João Victor, Daniel Bagaceira e Ruan

MEIAS
João Fernando, Fernando, Arielton, Vitinho e Sukita

ATACANTES
Nerckem, Pulga, Felipe Garcês, Moisés, Gean e Filho 

Sem esperar por Roney, River busca atacante e zagueiro

Foto: Cidadeverde.com

Atualizada às 17h13

Com poucas mudanças previstas em relação aos nomes anunciados para a temporada 2020, o River busca pelo menos um zagueiro e um atacante para completar o elenco. 

As contratações são focadas mais em pedidos específicos do técnico Márcio Goiano do que em perdas no elenco, ainda que quatro nomes previstos para a temporada não tenham se apresentado.

Entre esses nomes ausentes está o atacante Roney, que pode trocar o River por um clube da Série B do Brasileirão - CRB (AL) e Sampaio Corrêa (MA) estariam no páreo. O contrato com o Galo emperra as negociações. 

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (26), Márcio Goiano falou sobre a intenção de contar com mais um atacante que atue pelos lados do campo, independente da permanência de Roney – mas o treinador afirmou que não espera pela definição do futuro do artilheiro, o que trata como um caso à parte.

- Eu, particularmente, não (estou contando com a permanência do Roney). Hoje meu foco é um zagueiro. Atacantes a todo momento surgem nomes e a gente está estudando mais esse atacante. E o caso do Roney é uma situação diferente. A diretoria está tomando as decisões com relação a esse atleta.

Outro nome com situação pendente é o zagueiro Wanderson, também envolvido em negociações com outros clubes. No setor, o River já perdeu Kaio, jogador da base que se lesionou na Copa do Nordeste Sub-20.

Márcio Goiano afirmou que as negociações com um novo zagueiro estão adiantadas e o acerto pode ser anunciado nos próximos dias.

Anderson fora
O meia Anderson Paraíba foi emprestado pelo River para o Retrô, de Pernambuco, e jogará mais próximo da família. A informação foi confirmada pelo clube nesta quinta-feira. Na coletiva de imprensa, não foi falado sobre a reposição dessa vaga.

O River estreia no Campeonato Piauiense no dia 17 de janeiro, fora de casa, contra Picos. No dia 23, o Galo vai até Recife encarar o Náutico, pela Copa do Nordeste – com cobertura do Grupo Cidade Verde.

Júlia Beatriz quer esquecer ano de lesões e mira retorno à seleção sub-20

Fotos: Laura Zago/CBF

O 2019 da atacante Júlia Beatriz foi cheio de boas notícias, a começar pelo primeiro contrato fora do Piauí - no Iranduba (AM). Depois veio o título do zonal Sul da Liga Sul-Americana Sub-19, em setembro

Tudo só não foi perfeito por conta das lesões, o que deixou a jogadora de fora dos últimos treinos e jogos da seleção feminina no ano. 

- Foi bem difícil esse ano. Tive grandes oportunidades, mas  não me dei bem com relação às lesões. Só esse ano eu tive umas quatro, e para mim foi bem difícil aceitar. Foi o primeiro ano de intensidade que realmente meu corpo sofreu. 

Lesões que ocorreram justo na sua primeira empreitada fora de casa. A atacante de 18 anos diz que aprendeu a ser forte com a distância da família. E também passou a se cuidar mais. 

De férias em Teresina (PI), Júlia mantém contato frequente com seu fisioterapeuta e faz um trabalho preventivo para prevenir novas lesões. O foco é voltar a defender a seleção brasileira sub-20, que disputa a fase final da Liga Sul-Americana, em fevereiro, e o Campeonato Sul-Americano, em março.  

- Estou treinando bastante, até porque agora, em março, temos o Sul-Americano Sub-20. Por lesão, infelizmente perdi um torneio da seleção nos Estados Unidos. Mas isso me mostrou que eu tenho que fazer muito mais.

Quando o técnico Jonas Urias quiser a presença da Júlia Beatriz na seleção sub-20, é só chamar. 

Novo goleiro do Altos avisa: "ainda não perdi pro Vasco"

Foto: Helder Sousa/Especial para o Cidadeverde.com

Rodrigo Ramos, 40 anos, fez sua carreira como goleiro em clubes do Maranhão e defenderá pela primeira vez uma equipe do Piauí. 

Contratado para ser o novo "paredão" do Altos, Rodrigo terá pela frente o Campeonato Piauiense, Série D do Brasileirão e Copa do Brasil - torneio com adversário já definido: o Vasco da Gama. 

Sobre o rival na Copa do Brasil, Rodrigo Ramos avisa que tem um retrospecto bem favorável. 

- Eu, particularmente, tenho três jogos contra o Vasco, todos três pela Série B, jogando pelo Sampaio (Corrêa). E ainda não perdi pro Vasco. Foram três empates, inclusive um em Teresina. 

O jogo na capital piauiense foi em 20 de maio de 2014, empate em 1 a 1. O Vasco havia perdido o mando de campo e trouxe a partida para o Piauí. 

Na Série B do mesmo ano, o Sampaio arrancou um empate em casa nos acréscimos: 2 a 2. 

O outro jogo foi na Série B do Brasileirão de 2016: novo empate em 1 a 1. No mesmo ano, o Sampaio foi goleado em casa pelo Vasco por 4 a 0, mas Rodrigo Ramos não era o goleiro. 

O fato do novo paredão do Altos não ter perdido jogos para o Vasco pode ser positivo para a torcida do Jacaré. O problema é que o time piauiense terá de vencer o carioca para passar de fase. 

Foto: Luís Júnior/A.A.Altos

- Tomara que a gente possa manter essa escrita, não perder e quem sabe vencer esse gigante do futebol brasileiro. Mas, até lá, nós temos um caminho longo a percorrer. 

Com Copa do Nordeste, River se prepara para maratona de jogos em 2020

Fotos: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

De volta ao Nordestão, o River terá de se redobrar com o calendário do futebol brasileiro no início de 2020. O clube terá mais partidas a disputar no próximo ano, e jogadores que defenderam o Galo na última temporada estão atentos a isso. 

Com a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Piauiense, o River terá 13 jogos somente entre janeiro e fevereiro - mais da metade dos 21 jogos disputados em todo o ano de 2019.

O volante Gustavo Henrique ressalta a importância de disputar a Copa do Nordeste, direito adquirido graças ao título piauiense de 2019 que ele ajudou a conquistar. Mas sabe que a rotina do ano que vem será diferente. 

- Copa do Nordeste é muito boa para o clube, questão de valores, tudo isso, a gente sabe da importância dela. E ao mesmo tempo ela deixa a gente com mais jogos e tem uma dificuldade maior. Consequentemente tem mais cansaço e o grupo precisa ser mais forte para se alguém sentir, se machucar, ter outras pessoas para poder entrar e ajudar. 

O goleiro Mondragon é outro nome do time campeão de 2019 que permanecerá no Galo. Ele crê que um grupo maior e mais qualificado que o da última temporada vai ajudar o tricolor nessa jornada.  

- Acho que o treinador vai saber conciliar com a comissão dele para que todos os atletas não entrem muito desgastados nos jogos e que a gente possa render o máximo que a gente tem. 

O River ainda tem pelo menos três pendências no elenco: Wanderson, Anderson Paraíba e Roney - todos com contrato com o tricolor, mas fora da pré-temporada enquanto analisam propostas de outros clubes. 

O elenco ganhou folga no Natal e se reapresenta nesta quinta-feira (26). 

O Grupo Cidade Verde vai acompanhar todos os passos do River na Copa do Nordeste, a começar pela estreia do Galo, dia 23 de janeiro, contra o Náutico, em Recife (PE). A TV Cidade Verde vai transmitir jogos do torneio para todo o Piauí. O primeiro será Vitória x Fortaleza, no dia 25.

Posts anteriores