Cidadeverde.com

Handebol do Piauí avança para a fase final dos Jogos Escolares; basquete e futsal vão ao pódio

  • jogos-escolares-piaui-a-1.jpg Foto: Wander Roberto/COB
  • jogos-escolares-piaui-11.jpg Foto: Mariano Wikoli/Fundespi
  • jogos-escolares-piaui-10.jpg Foto: Mariano Wikoli/Fundespi
  • jogos-escolares-piaui-9.jpg Foto: Mariano Wikoli/Fundespi
  • jogos-escolares-piaui-8.jpg Foto: Mariano Wikoli/Fundespi
  • jogos-escolares-piaui-7.jpg Foto: Mariano Wikoli/Fundespi
  • jogos-escolares-piaui-6.jpg Foto: Mariano Wikoli/Fundespi
  • jogos-escolares-piaui-5.jpg Foto: Mariano Wikoli/Fundespi
  • jogos-escolares-piaui-4.jpg Foto: Mariano Wikoli/Fundespi
  • jogos-escolares-piaui-3.jpg Foto: Mariano Wikoli/Fundespi
  • jogos-escolares-piaui-2.jpg Foto: Wander Roberto/COB
  • jogos-escolares-piaui-1.jpg Foto: Wander Roberto/COB

O handebol do Piauí terá suas quatro equipes na fase final dos Jogos Escolares da Juventude, no mês de novembro, em Blumenau (SC). Três times conquistaram vaga na etapa regional, em Natal (RN), nesta semana, enquanto o Caic Balduíno Barbosa de Deus está garantido por seu desempenho no ano passado. 

O Piauí encerrou a campanha na etapa regional com três medalhas de ouro no handebol, e duas de bronze - uma no basquete e outra no futsal. 

O time feminino do Cefti Professora Julia Nunes Alves, da zona Sudeste de Teresina, foi um dos classificados. Na semifinal do torneio de 15 a 17 anos, a equipe derrotou o colégio Manoel da Silva (CE) por 34 a 15 - apenas os finalistas dos torneios garantem vaga em Blumenau. 

Na decisão da etapa regional, a escola piauiense levou a melhor contra o Colégio Santa Madalena Sofia, de Maceió (AL), na manhã desta terça-feira (24), e ficou com o título. 

Mais times classificados
O time da Escola Municipal Barjas Negri também se classificou, ao vencer o Colégio Parque Estudantil Guadalajara (CE) por 29 a 6, na semifinal de 12 a 14 anos feminino. A equipe também foi campeã da etapa regional após vencer o SEB Maceió (AL), nesta terça-feira (24).

No handebol masculino, a Escola Manoel Paulo Nunes garantiu vaga em Blumenau ao vencer a Escola São Marcelino Champagnat (CE) por 23 a 13, na semifinal de 12 a 14 anos. A decisão da etapa regional foi contra o Colégio Santa Emília (PE), com vitória piauiense por 25 a 20.  

Vice-campeão da etapa nacional em 2018, o Caic Balduíno Barbosa de Deus não disputa a etapa regional dos Jogos Escolares e está garantido na fase final. 

Medalhas no futsal e basquete
Outras duas equipes ficaram perto de garantirem vaga na fase final dos Jogos Escolares. No futsal feminino, a Unidade Escolar Presidente Vargas foi superada na semifinal de 15 a 17 anos pelo Colégio Q.I. (PB): 5 a 0. Mas conquistou a medalha de bronze ao vencer a escola Nelson Rezende (SE) por 3 a 2. 

No basquete masculino, o Colégio Diocesano foi superado pelo Colégio Intensivo (AL) na semifinal de 15 a 17 anos: 56 a 39 (parciais de 15x09 - 04x11 - 13x09 - 24x10). Na disputa de terceiro lugar, o time piauiense derrotou o Salesiano Dom Bosco (RN) por 55 a 28 e ficou com a medalha de bronze. 

Apesar das medalhas de bronze, U.E. Presidente Vargas e Diocesano não irão para a fase final em Blumenau (SC) - apenas os finalistas se classificam. 

No futsal masculino, o Colégio CEV empatou em 1 a 1 com o Instituto Bom Pastor (MA) na semifinal de 15 a 17 anos, mas perdeu na disputa por pênaltis por 4 a 3. Nesta terça-feira (24), o time foi superado na disputa pelo terceiro lugar pela escola Santa Úrsula (AL): 3 a 2. 

As equipes do basquete feminino e vôlei masculino e feminino do Piauí não chegaram até as semifinais. 

A delegação piauiense contou com cerca de 180 pessoas, entre atletas, professores e equipe da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), que arcou com os custos dos quatro ônibus da viagem - ao contrário de 2018, não houve reclamação em relação aos veículos, que no ano passado apresentaram problemas na viagem de ida.