Cidadeverde.com

Rivengo é remarcado; Timon x River jogarão em tarde de quarta-feira

Foto: Victor Costa/River A.C.

Rivengos de 2019 foram no Lindolfo Monteiro. Primeiro clássico de 2020 será no Albertão

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) confirmou, nesta terça-feira (4), que o clássico entre River e Flamengo, pela quarta rodada do Campeonato Piauiense, será disputado no dia 29 de fevereiro, sábado, às 17h, no estádio Albertão. 

A alteração foi feita por conta do jogo entre River e Ceará pela Copa do Nordeste, marcado para 3 de março, um dia antes da data prevista para o Rivengo. 

A mudança na data do clássico provocou outra alteração na tabela. A partida entre Timon e River, antes agendada para o dia 29 de fevereiro, foi antecipada para o dia 12, no Lindolfo Monteiro, com um horário no mínimo estranho para uma quarta-feira: 16h.

Fiz as contas confrontando as datas da Copa do Nordeste e as que sobram para o Campeonato Piauiense. Não há outro dia para o River jogar o Rivengo que não fosse 12 de fevereiro e garantir que a última rodada da fase classificatória seja em 5 de abril, com todos os times em campo no mesmo horário. 

O problema é que esse é o maior clássico do estado e não poderia chocar com o jogo da Copa do Brasil entre Altos e Vasco, também marcado para o dia 12, às 21h30.  

A FFP preferiu empurrar o Rivengo para o fim do mês e antecipou o jogo do Timon para o mesmo dia de Altos x Vasco. 

Jogo de futebol em dia útil no meio de semana parece bizarro, né? Na verdade, é. Porém, a FFP afirma não ter outra alternativa. 

Daniel Araújo, superintendente da Federação, informou ao Cidadeverde.com que a decisão de marcar o jogo para 16h de quarta-feira (12) foi tomada pela entidade, em concordância com o Timon, clube mandante, para não chocar com a partida da Copa do Brasil. 

O superintendente informou ainda que a FFP procurou a Polícia Militar para transferir o jogo entre Altos e Vasco para o dia 15 de fevereiro, dia do Corso de Teresina. A PM-PI teria informado não ter condições de garantir a segurança para uma partida desse porte no mesmo dia do evento, que reúne anualmente pelo menos 300 mil pessoas.

A "sorte" da FFP foi a mudança de horário de Altos x Vasco, das 19h15 para 21h30, solicitada pela TV Globo. Caso o jogo mantivesse o horário original, segundo Daniel Araújo, Timon e River poderiam jogar às 9h da manhã, para evitar a proximidade com a partida do torneio nacional.