Cidadeverde.com

Federação decide manter Campeonato Piauiense, mas com portões fechados

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

Ampliada às 17h37

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (16), a Federação de Futebol do Piauí (FFP) decidiu que o Campeonato Piauiense continuará a ser disputado, mas sem presença de torcedores. 

A medida visa contribuir para o controle da pandemia de coronavírus, que tem mais de 200 casos confirmados em todo o país e mais de 30 suspeitos no Piauí. 

A decisão começa a valer na quarta-feira (18), com o jogo entre River e Parnahyba, marcado para o estádio Lindolfo Monteiro. 

Em nota, a FFP informou que vai seguir recomendação de decreto do governador Wellington Dias (PT), que declarou situação de emergência em saúde pública, suspendendo aulas na rede estadual e eventos em órgãos do Estado. 

No mesmo decreto, o governador recomenda "aos organizadores ou produtores de eventos, o cancelamento de eventos esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros eventos de massa".

"A FFP esclarece que está monitorando todas as informações referentes ao Coronavírus/Covid-19 e segue em contato permanente com as entidades e órgãos de saúde do governo. A mentora permanece em alerta e avaliando possíveis medidas a serem tomadas para o seguro enfrentamento desta pandemia", diz a nota da federação. 

Com isso, o Piauí segue os estados do Ceará, Bahia e Paraíba, outros nordestinos que decidiram manter seus torneios, mas sem torcida. Em Pernambuco, os jogos serão com portões fechados por força de decreto do governo local. 

Alagoas e Sergipe anunciaram a suspensão de seus campeonatos estaduais. 

A Copa do Nordeste, que tem sua última rodada marcada para o próximo sábado (21), ainda tem seu futuro em aberto.