Cidadeverde.com

Mata-mata no Brasileirão? Cancela estaduais? Debater agora é perda de tempo

 

Tem muito dirigente e até torcedor se perguntando: Mantém os pontos corridos no Brasileirão ou volta o mata-mata? Cancela os estaduais? Proclama campeão e vice, sem rebaixar ninguém? A CBF pode determinar como definir quem vai para a Copa do Brasil e Série D?

Sabe o que eu acho? Que discutir isso tudo agora é um esforço que pode não valer nada lá na frente. Vai ser perda de tempo.  

Está bem claro que os picos da pandemia do novo coronavírus serão diferentes em cada região do Brasil. Amazonas, Ceará, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro já sofrem mais que outros estados. Aqui no Piauí, a expectativa é de que o pico aconteça em maio. 

Se em cada estado tudo vai ocorrer de forma diferente, porque cancelar todos os estaduais? E também não dá pra fixar data para que todos recomecem: alguns estados podem retomar com portões fechados daqui a algumas semanas, mas outros não vão poder. 

Então meus amigos, se está tudo tão incerto, o que se ganha com esse tipo de discussão agora? A expectativa por soluções para tudo é natural. Mas querer antecipar algumas discussões e decisões é precipitado demais. 

Foto: Thiago Bernardes/CA2019/Arquivo

O planejamento que o futebol pode, e deve fazer nesse momento, é o de apoio aos clubes, atletas, árbitros e outras pessoas que dependem do esporte. E definir ações para quando houver condições dos jogos serem retomados. Por exemplo: garantir testes para os jogadores, higienização dos estadios...  

Qualquer outra discussão fora desse contexto é escrever uma decisão na areia da praia. Na primeira onda, se apaga tudo. 

Discutir quem deve ser campeão com cancelamento de torneio, ou se muda o formato do Brasileirão para mata-mata só vai mobilizar paixão de torcedores e dirigentes, quando o foco deve ser nos problemas do momento. 

E vamos combinar que falar em mata-mata durante uma pandemia... olha, esse termo não é muito legal para o momento, não.

E pra fechar, eu repito o que já disse outras vezes. Até a Eurocopa e os Jogos Olímpicos de 2020 vão acontecer em 2021. Não tem nadinha a temporada do futebol brasileiro terminar no ano que vem. 

Seria, inclusive, a chance de refazer o calendário brasileiro. Pelo visto, não é o que vai acontecer, e vão continuar tentando empurrar um elefante cheio de datas pelo buraco de uma agulha.