Cidadeverde.com

Análise: Governo quer retomada do futebol; não sabe como e quando

Foto: José Dias/PR

As declarações do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Costa, repercutiram rapidamente no meio esportivo. Em coletiva de imprensa, na segunda-feira (27), ele anunciou que os jogos de futebol serão retomados em breve, sem torcida nos estádios e seguindo medidas que garantam a saúde de todos os envolvidos. 

O que ele não soube responder é que protocolos serão esses. Nem quando o futebol poderá ser retomado - não seu sequer uma estimativa, apenas falou que será em breve. 

- Eu não tenho como dar mais detalhes porque nós estamos justamente conversando com a CBF e com os clubes pra garantir que os protocolos sejam adequados e que nós tenhamos tempo para implementá-los. Mas o que eu posso garantir é que isso será em breve. 

Se não há resposta para os detalhes fica fácil imaginar que em breve não será. 

No fim das contas, parece que o secretário surpreendeu até a CBF. A entidade negou que esteja pressionando o Governo pela retomada dos campeonatos. 

E no dia seguinte a tudo isso, a França, onde a pandemia de Covid-19 chegou mais cedo que no Brasil, suspendeu eventos esportivos até setembro. E a Argentina anunciou que só terá futebol em 2021... 

As declarações do secretário Carlos Costa e meus comentários sobre o assunto estão no Cidade Esportiva desta terça-feira (28):

Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press