Cidadeverde.com

Clubes vão aguardar Governo e CBF para decidirem sobre Campeonato Piauiense

Fotos: FFP

Os clubes do Campeonato Piauiense vão aguardar a autorização para retomada das atividades no estado e a definição do calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para definirem a retomada do torneio. Uma nova reunião por videoconferência, realizada na manhã desta quarta-feira (24), avaliou o cenário atual da pandemia do coronavírus para o esporte, mas terminou sem novas decisões. 

A quinta videoconferência dos clubes será marcada após novos anúncios do Governo do Piauí. O decreto estadual de isolamento social foi prorrogado para o dia 6 de julho e eventos esportivos seguem vetados até lá. 

Na melhor das hipóteses, com o futebol liberado após essa data, o Campeonato Piauiense só recomeçaria em agosto, em virtude dos prazos já estabelecidos pela Federação de Futebol do Piauí (FFP) para retomada de treinos e regularização de jogadores. 

 

 

Contudo, a ideia de que o torneio seja retomado em novembro segue na pauta. Com isso, os clubes fariam contratos pensando nos últimos jogos do Piauiense 2020 e para a disputa do estadual de 2021. 

Também há dirigentes que pensem que não haverá permissão antes de novembro para que o campeonato prossiga. Pesa nesse aspecto a definição do esporte na terceira e última categoria do Pro Piauí, o plano de retomada de atividades elaborado pelo Governo do Estado. 

O calendário da CBF, no entanto, pode forçar decisões no futuro. A entidade nacional ainda não divulgou datas para suas competições - Altos e River vão disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e um choque de datas com o Campeonato Piauiense poderia prejudicar as equipes no torneio nacional. 

Suspenso em março por conta da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Piauiense tem 18 jogos pendentes da fase classificatória e mais duas partidas das finais - que hoje seriam disputadas por Altos e Picos.