Cidadeverde.com

Protocolo prevê "bolha" do River para isolar jogadores e retomar treinos no CT

Fotos: River A. C.

Após o jogo da próxima quarta-feira (22) com o Santa Cruz, pela Copa do Nordeste, o River terá um problema par resolver: conseguiu reunir os jogadores para treinar na Bahia, mas não poderá continuar as atividades em Teresina (PI). 

Em busca de solução para não interromper a retomada dos treinos, a diretoria tricolor elaborou um protocolo que tem como trunfo o centro de treinamento do Galo. Com alojamentos próprios, o River pode isolar o time na zona Sul de Teresina, sem manter contato com outras pessoas da cidade. 

A ideia foi apresentada pelo presidente em exercício do River, Júlio Arcoverde, em encontro com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), nesta segunda-feira (20). Foi a primeira atividade do dirigente após se recuperar da covid-19. 

Usando um termo que tem sido comum em outros esportes, como no basquete norte-americano, o time tricolor ficaria em uma "bolha". Isso não seria novidade no Piauí, uma vez que as jogadoras do Tiradentes, que moram na sede do clube, estão isoladas e em atividade desde março. 

Júlio Arcoverde defendeu a possibilidade de manter o River isolado. 

- Atualmente no River temos estrutura suficiente para treinarmos sem sair do CT. Temos alojamentos para hospedagem de atletas e comissão técnica, temos academia, piscina, departamento médico, refeitórios... Podemos fazer todos os nosso trabalhos sem ter contato com pessoas de fora.

Na prática, os jogadores precisariam ter contato com algumas pessoas de fora do clube - poucos funcionários que não moram no CT. Para isso, o River prevê testagem de todos os envolvidos, além de distanciamento e outras medidas preventivas. 

Veja o protocolo do River na íntegra

O protocolo elaborado pelo River será analisado pela Prefeitura de Teresina. Com os decretos vigentes, o clube só poderia voltar a treinar no dia 27 de julho, com atividades individuais e ao ar livre. 

Caso consiga retomar os treinos, o River terá longo tempo de preparação até a Série D do Campeonato Brasileiro, com estreia tricolor prevista para o fim de setembro.