Cidadeverde.com

Protocolo da Prefeitura pode impedir treinos em grupo do River

Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com/Arquivo

Último treino do River em seu CT, em março. Time se preparava para enfrentar o Parnahyba, mas o jogo não aconteceu

Com participação encerrada na Copa do Nordeste, o River terá mais duas competições pela frente na temporada: a Série D do Campeonato Brasileiro, com previsão de início para setembro, e a sequência do Campeonato Piauiense, que só deve ser retomado em 18 de novembro. 

O que fazer nesses dois meses sem jogos? Treinar. É essa a intenção tricolor - tanto que um protocolo foi elaborado, com as medidas que o clube pretende adotar em seu centro de treinamento, para evitar o contágio pelo coronavírus. O plano, no entanto, esbarra no protocolo da Prefeitura de Teresina.

Em entrevista por videoconferência, na quarta-feira, o prefeito Firmino Filho deu a entender que não pretende abrir exceções no plano de retomada das atividades físicas na capital, programado para começar no dia 27 de julho, com treinos de forma individualizada. 

- É importante esse protocolo do setor. Ele vai ser enquadrado dentro da reabertura das atividades físicas e ao ar livre. O treinamento dos times profissionais vai ser enquadrado dentro dessa categoria. Houve a entrega do protocolo do River, e com base nele nós vamos ter um protocolo para o setor como um todo. A regra deve ser aplicada a todos, não especificamente ao River. 

A declaração do prefeito foi dada dois dias após o presidente em exercício do River, Júlio Arcoverde, entregar em mãos o protocolo elaborado pelo clube

O protocolo específico número 035/2020 da Prefeitura trata de "atividades físicas ao ar livre em parques e espaços públicos, exceto atividades em grupo". O documento não menciona clubes privados. 

Veja a íntegra do protocolo de retomada de Teresina para atividades físicas

Caso o River tenha de se enquadrar nesse protocolo do Município, precisará "evitar atividades físicas que exigem contato físico / toque entre os participantes, em dupla, trio e pequenos grupos juntos". Na prática, jogadores poderiam treinar no campo, mas individualmente - como foi feito em outras cidades brasileira quando a volta dos treinos foi autorizada. 

A intenção tricolor, no entanto, é dar continuidade aos treinos que foram iniciados em Salvador (BA), por conta da participação na Copa do Nordeste. O time alternou atividades nos CTs do Bahia e Vitória por aproximadamente 10 dias, sempre em grupo, até o jogo com o Santa Cruz (PE) - no qual foi derrotado por 1 a 0. 

O principal argumento do clube é sua estrutura. O River tem condições de abrigar cerca de 40 pessoas e deixa-los isolados do resto da cidade, criando uma espécie de "bolha". 

Procurado pelo Cidadeverde.com, River informou que o time iniciou a viagem de volta para Teresina e seguirá sem programação nos próximos dias. 

No Cidade Verde Notícias, com Natanael Sousa e Fenelon Rocha, falamos sobre a sequência da temporada do Galo.