Cidadeverde.com

Jair Bolsonaro ganha camisa do River; torcida reage nas redes sociais

O presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), foi presenteado com a camisa do River Atlético Clube. Foi nesta quinta-feira (30), durante visita a São Raimundo Nonato, no Sul do estado. 

O presente foi entregue pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), ex-presidente do River e novo aliado de Bolsonaro, após o presidente da República aceitar alianças com partidos do chamado "centrão" no Congresso Nacional. 

No vídeo, postado nas redes sociais do clube, Ciro Nogueira apresentou a camisa e disse: "Esse aqui é o nosso manto sagrado". Bolsonaro respondeu: "É vermelho e preto, né?", sem mencionar o branco do time tricolor. 

O presidente não vestiu a camisa, mas prometeu usar "na primeira oportunidade". E completou dizendo: "quero vê-lo brevemente na primeirona". 

Presente a políticos não é novidade
O próprio Jair Bolsonaro já havia vestido a camisa do River em 2016, em vídeo que até hoje circula nas redes sociais como se fosse atual. Na ocasião, ele prometia torcida pelo clube piauiense antes de jogo contra o América (RN), pela Série C do Campeonato Brasileiro. 

Em 2015, o presenteado foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participou de evento em Teresina dias após a conquista do acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, não havia mais uniforme do Galo no mercado, e o vice-presidente do clube, Júlio Arcoverde, retirou uma das camisas destinadas ao elenco. 

Torcedores reagem
Diferente de 2015, quando Lula acumulava popularidade e ainda não era indiciado na Operação Lava Jato - que levou até agora a sua condenação em duas instâncias, Jair Bolsonaro se divide entre 32% de aprovação e 44% de rejeição, número que cresce para 52% na região Nordeste, segundo pesquisa do instituto Datafolha no último mês de junho.  

Essa popularidade pode ser testada nas redes sociais do River, onde o vídeo da entrega da camisa foi publicado. Até a postagem dessa matéria, os comentários no Twitter foram quase todos negativos, com direito a "nojo", "apaga que dá tempo", "vergonha" e um questionamento: "é essa a estratégia do clube para atrair novos torcedores?"

No Instagram, apesar da maioria dos comentários ter críticas, houve também manifestação de apoiadores não só de Jair Bolsonaro, como também defensores de candidatura de Ciro Nogueira a governador do Piauí. Internautas postaram desde "sujou a história do River" a "meu presidente me enche de orgulho".