Cidadeverde.com

Após exame positivo, jogador do River testa negativo para coronavírus

Foto: River A.C.

Atualizada às 20h30

O River Atlético Clube informou, na tarde desta sexta-feira (4), que um jogador teve teste positivo para o novo coronavírus, mas não está com a covid-19. 

A constatação veio após exames feitos pela manhã, na véspera do amistoso com o Guarany de Sobral (CE), marcado para 16h deste sábado (5), no estádio Albertão. 

À noite, a Rádio Cidade Verde apurou que um segundo exame do atleta, cujo nome não foi revelado, teve resultado negativo. Com isso, o jogador foi liberado pelo departamento médico para o amistoso. Mas o clube informou que ele seguirá em isolamento.  

O médico do Galo, Miguel Ângelo Costa Lago, explicou para a Rádio Cidade Verde que os exames da manhã foram testes rápidos (que detectam anticorpos sete dias após manifestação de sintomas). Com o exame positivo, o jogador foi submetido ao teste RT-PCR (que indica a presença do vírus no organismo da pessoa), e o resultado foi negativo. 

"O novo teste aplicado é o RT-PCR - padrão ouro da CBF - e deu negativo. O atleta estava isolado e já foi reintegrado aos trabalhos, estando à disposição da comissão técnica," disse Miguel Ângelo, ao repórter Welyson Costa.

Testagem é a primeira desde retomada dos treinos
Jogadores do River estão alojados no centro de treinamento Afrânio Nunes, zona Sul da capital, desde o fim de julho, quando o clube recebeu autorização da Prefeitura de Teresina para retomar seus treinos em caráter excepcional. Um dos argumentos utilizados foi a estrutura do CT, que permitiria manter o time treinando "sem ter contato com pessoas de fora" do clube - palavras do presidente em exercício, Júlio Arcoverde

Antes da autorização para os treinos em Teresina, o elenco foi submetido a três baterias de exames. No primeiro, antes da viagem para a última rodada da Copa do Nordeste, um motorista teve teste rápido positivo. 

Depois disso, na Bahia, a delegação passou por outras duas testagens do tipo RT-PCR. Na primeira, três jogadores tiveram resultado positivo e foram afastados. Na bateria de exames seguinte, todos os outros testaram negativo. 

Somente depois da despedida na Copa do Nordeste, o River iniciou as atividades em Teresina, mas sem nova testagem. E nem todos os jogadores dormem nos alojamentos do CT - os que moram na capital são liberados para ficarem em suas casas e a comissão técnica está em um hotel, segundo apurou a Rádio Cidade Verde. 

Entre o início dos treinamentos, no fim de julho, e a testagem desta sexta-feira, houve a chegada do volante Emerson e também a liberação para que atletas pudessem visitar a família fora do Piauí, no Dia dos Pais. 

No dia 11 de agosto, o clube recebeu os jogadores Cris e Lucas Bahia, e o meia Bruno Henrique. Questionado na época, o River informou que os atletas realizaram exames de covid-19 antes de deixarem as cidades onde estavam, e que o departamento médico programaria uma nova bateria de testes - o que só ocorreu nesta sexta-feira (4). 

- colaborou Welyson Costa, da Rádio Cidade Verde