Cidadeverde.com

De fonte de notícia a "cobaia de webmaster": a saga de mais de 10 anos de blog

Era para ser um blog para comentar as notícias com bom humor. Em pouco tempo, passou a ser fonte de notícia. Virou até "cobaia" de testes das implementações que foram feitas ao longo dos anos no Cidadeverde.com. É tão verdade que a imagem que ilustra o grupo de Whatsapp que discutiu essas mudanças é um print do Na Esportiva. 

 

Em quase 11 anos, o Na Esportiva falou de praticamente todas as modalidades esportivas praticadas no Piauí - peço perdão se faltou alguma. 

O blog presenciou dezenas de conquistas de Sarah Menezes, viu o sonho do badminton piauiense crescer e virar pódio no Pan, e o esforço e talento do atletismo ser reconhecido com medalhas olímpicas, entregues na data certa ou não. 

Falamos de futebol também, claro. A campanha do acesso do River para a Série C do Brasileirão, no vice-campeonato da Série D em 2015, rendeu postagens de madrugada e recordes de acesso por aqui. 

Isso sem contar inúmeras histórias que me cativaram, divertiram ou até me fizeram perder a esportiva - poque o esporte não tem somente fatos emocionantes para contar. Narrei tudo sem a menor pretensão de bater recordes de cliques ou buscar progatonismo - este cabe somente aos verdadeiros heróis do nosso esporte. 

Mas há algo que escrevi na primeira postagem, em dezembro de 2009, que persiste: "Dá um aperto no peito não transformar tudo em matérias". 

Os atletas precisam de divulgação dos seus feitos, as entidades necessitam que seus eventos sejam vistos. E o esporte piauiense, que no início do século tinha suas esperanças concentradas no judô, se expandiu de uma forma que este blog não consegue dar conta. E fico feliz demais por isso, e angustiado ao mesmo tempo.

Não sei se essa angústia vai passar, mas novos projetos virão. Aqui, no blog, ficarão registros históricos que estão na minha e na memória de vários leitores, anônimos ou que comentam as postagens nas redes sociais. O Na Esportiva não morre, e meu trabalho vai seguir por outra estrada. 

A todos do Grupo Cidade Verde, aos que fazem o esporte e tive a oportunidade de registrar de alguma forma por aqui - ou na Rádio Cidade Verde, e principalmente aos leitores deste blog, meu muito obrigado. 

Um agradecimento especial, neste espaço, aos fotógrafos que abraçaram cansativas pautas noturnas e nos finais de semana, com calor de derreter a teleobjetiva: Thiago Amaral, Raoni Barbosa, Carol Riedel, Wilson Filho, Evelin Santos, Yasmin Cunha e Roberta Aline. Todos conduzidos pelo Marcio e principalmente Helder Sousa, que em alguns momentos largou o volante e quebrou galho com algumas fotos também. Vale lembrar do Itallo Holanda e Rafael Solano, que ajudaram a ilustrar várias postagens com artes, e do Izânio Façanha, que também passou por aqui com suas charges. 

Continuem a prestigiar e incentivar o esporte piauiense, que foi o que você, leitor, fez ao prestigiar meu trabalho por aqui. Um clique seu faz mais diferença para nossos esportistas do que para mim. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com