Cidadeverde.com

CBF: Piauí é o 4º com menos clubes no país

Para quem não viu ao longo do ano o Cadastro Nacional de Clubes de Futebol, aqui vão alguns números recebidos de federações e clubes pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF. A última atualização é de outubro e, de acordo com a entidade, vale para agremiações em atividade nos últimos três anos.

O Piauí é o quarto estado brasileiro com menos clubes cadastrados, e o menor do nordeste - 12 times. Ganha apenas de Roraima (8), Acre (10), e Amapá (11).

O Maranhão tem 19. Alagoas, 16, Rio Grande do Norte, 17. Na região, o Ceará lidera com 42. São 227 em todo o Nordeste, contra 235 do Sudeste. Foram cadastrados 783 em todo o país.

Dos nordestinos, 43 estão nas nove capitais, três deles em Teresina: River, Flamengo e Piauí. Outros 74 estão em cidades do interior com menos de 50 mil habitantes, sendo quatro piauienses: Barras, Caiçara, Comercial, e Luís Correia.



O curioso é que o cadastro da CBF não inclui o Oeiras Atlético Clube, que disputou o Estadual de 2009, mas sim o Luís Correia Sport Club, como se o mesmo tivesse disputado o torneio de 2008, o que não ocorreu.

Aliás, lá consta que Flamengo, Princesa do Sul, e Cori-Sabbá jogaram a 1ª Divisão em 2008, quando estavam na Segundinha.

Não estou aqui reclamando do Piauí ter 12 clubes, acho até muito. Pior se tivessemos ainda mais e sem condições de bancar todos os times. Os dados servem como retrato do país, e mostram um pouco como estamos no futebol nacional.

E os números completos, você vê aqui.