Cidadeverde.com

River aciona setor jurídico para questionar Caixa por patrocínio

Antes de se afastar da presidência do River Atlético Clube, para cumprir a suspensão de 180 dias imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Elizeu Aguiar acionou o setor jurídico tricolor para tratar de outro assunto: o pedido de patrocínio junto à Caixa Econômica Federal. 

O River vai estudar de qual forma poderá questionar o banco por não ter recebido apoio do mesmo. Na visão dos tricolores, não há razão para um time do Piauí ser preterido aos de outros estados quando o assunto é o patrocínio de uma empresa pública. 

O blog Na Esportiva apurou ainda no ano passado que a proposta de patrocínio havia sido aprovada internamente na Caixa. O River não confirmou oficialmente essa informação, mas tinha ciência dela. Tanto que guardou no uniforme seu espaço principal, que acabou sendo ocupado pela marca do programa Torcedor de Vantagens. 

Elizeu Aguiar chegou a falar até em provocar o Ministério Público Federal (MPF). Mas quem deverá resolver a questão é o vice-presidente e deputado estadual Júlio Arcoverde (PP), que nesta segunda-feira (15) assume oficialmente o comando do clube, durante a reapresentação do time profissional para a Série D do Campeonato Brasileiro. 

Recentemente, Júlio Arcoverde concedeu entrevista para a TV Assembleia e falou sobre a questão do patrocínio. O deputado citou ter tido conhecimento de uma norma interna da Caixa que estaria barrando os patrocínios para clubes das divisões inferiores do futebol brasileiro. 

Há um mês, a Caixa anunciou a renovação de patrocínio com Flamengo, Vasco, Corinthians, Atlético (PR), Coritiba, Figueirense, Chapecoense, Sport, CRB (AL), Atlético (GO), ABC (RN) e Vitória (BA). Em resumo, só os clubes das Série A e B. O ASA (AL), que tinha contrato e está na Série C, ficou de fora dessa lista. 

A nota do banco informava ainda que a possibilidade de patrocínio a novos clubes será avaliada no final do ano. A intenção seria assinar contratos antes do início da temporada, quando já se sabe quais competições cada time irá disputar.