Cidadeverde.com

Sarah Menezes cai para quarto lugar no ranking mundial

Foto: Rafal Burza/CBJ

A judoca Sarah Menezes agora ocupa a quarta posição do ranking mundial. A lista foi atualizada na segunda-feira e divulgada ontem (16) pela International Judo Federation (IJF), a federação internacional de judô. 

Depois do ouro no Pan de judô, em abril, Sarah Menezes havia conseguido sustentar a segunda posição na categoria até 48 quilos. Mas sua ausência nos torneios seguintes pode ter pesado para a mudança na lista. A piauiense foi líder do ranking desde o ouro em Londres 2012 até maio do ano passado. 

Ranking IJF - categoria 48kg

1º Urantsetseg Munkhbat (Mongólia) - 3.378 pontos
2º Paula Pareto (Argentina) - 2.285 
3º Ami Kondo (Japão) - 1.832
4º Sarah Menezes (Brasil) - 1.777
5º Eva Csernoviczki (Hungria) - 1.759

Veja o ranking completo

Sarah Menezes foi poupada do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, em maio. Para priorizar os treinamentos visando o campeonato mundial, a piauiense também não estará no Pan 2015, que será realizado em Toronto, no Canadá. 

A estratégia da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para Sarah Menezes é focar mais treinamentos e menos competições. Sem disputar torneios, nada de pontos no ranking - e os pontos que ela já havia conquistado perdem peso a cada ano. Por isso, a queda de posição não é lá uma surpresa. Mas é algo que não deixa de repercutir por se tratar da atual campeã olímpica.  

Aliás, o comumente comemorado ranking andou um pouco esquecido no noticiário esportivo do Brasil. Hoje nenhum atleta do país lidera a lista em sua categoria - nessa nova atualização, quem mais se aproxima do topo é Rafael Silva, segundo colocado na categoria acima de 100 quilos. 

Não se surpreenda com essa ausência dos brasileiros no topo da lista. O Brasil não enviou representantes para o World Masters, terceiro torneio com maior pontuação para o ranking, realizado em maio. Se a relação da IJF reflete a realidade, o Campeonato Mundial em agosto poderá dizer.