Cidadeverde.com

CBF deve confirmar Palmas como novo adversário do River na Série D

Pelas redes sociais, a imagem abaixo já circula entre os torcedores do Palmas Futebol e Regatas. 

CONFIRMADO!?????Após desistência e entendimento com as diretorias de Interporto, Gurupi e Tocantinópolis, o Palmas será o...

Posted by Palmas Futebol e Regatas on Segunda, 29 de junho de 2015

 

Disputar a Série D do Campeonato Brasileiro é mais do que a torcida do tricolor da capital tocantinense poderia esperar. Seria preciso Interporto, Tocantinópolis e Gurupi desistirem. E foi isso o que aconteceu. 

O regulamento da Série D poderia ser um problema para o quarto colocado no campeonato tocantinense. Se existe uma coisa clara é o artigo 27. Desistir da competição, só com 45 dias de antecedência. E faltam menos de 15 para o torneio começar.

Mas há no regulamento algo sobre o que fazer com tal vaga caso um clube desista fora do prazo legal? Não. E é isso que vai garantir o Palmas na Série D. 

No ano passado, o Ariquemes (RO) desistiu da Série D faltando cinco dias para a estreia. Foi punido. Mas o Genus (RO) entrou no seu lugar.  

Se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quiser dar uma demonstração de que é (ou pretende ser) uma entidade séria, ela vai anunciar em breve uma suspensão de dois anos ao Interporto, com base no artigo sobre abandono de torneio do regulamento geral de competições. 

É o mínimo de justiça a se fazer com o Jacuipense (BA), que ao invés de protelar sua desistência, a fez dentro do prazo do regulamento. Deixar o time tocantinense sem punição é jogar as regras no ralo do futebol brasileiro - que já está entupido. 

Há de se salientar que no dia 7 de junho de 2015, quando o Interporto foi campeão tocantinense e descobriu que teria a vaga na Série D, esse prazo já havia acabado. Mas o regulamento havia sido publicado quase um mês antes. Não tem desculpa. 

O River receberá o Palmas dia 12 de julho no Albertão. Terá pela frente um time com pouco mais de uma semana de treinos. Isso só aumenta a obrigação do Galo de ganhar a estreia em casa.