Cidadeverde.com

Flamengo quer adiar início da Copa Piauí. E a FFP vai ter que aceitar

O discurso do presidente do Flamengo, Tiago Vasconcelos, agora é outro. Parece que a multa de R$ 50 mil por desistência da Copa Piauí 2015 pesou. 

Mas para disputar a Copa Piauí, o Flamengo pediu um adiamento do início da competição. Que o torneio comece em 60 dias ou mais. Ou seja, só em setembro. 

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) já queria começar a Copa Piauí no dia 16 de agosto, mas não vai por conta do jogo do River pela Série D. Adiou, então, a competição para o dia 30 de agosto, quando o Campeonato Piauiense Sub-19 já deve ter terminado. 

Há um problema para jogos em Teresina. O Lindolfo Monteiro continua fechado. Só há o estádio Albertão e os jogos do Flamengo na Copa Piauí e do Sub-19 não podem chocar com os do River na Série D do Brasileirão. Isso sem contar a Série B Piauiense, previsto para setembro.  

Mas há outro problema que a FFP parece ter esquecido: o Estatuto do Torcedor. Olha só:

Art. 9o  É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início, na forma do § 1o do art. 5o.

A FFP tem sido correta e rigorosa em muitos aspectos, pelo bem do futebol, como no registro de jogadores e na cobrança da multa a clubes desistentes. Por isso, só há uma explicação para que a entidade tenha se esquecido da legislação federal: confundiu junho com julho.

E já estamos em julho. Portanto, se a tabela da Copa Piauí saísse hoje, o torneio só poderia começar no dia 3 de setembro. É o que manda a lei.

O pedido do presidente Tiago Vasconcelos nem seria necessário. Pode começar a montar o time para tentar a vaga na Copa do Brasil. 

E FFP, quanto mais cedo divulgar a tabela da Copa Piauí, melhor.