Cidadeverde.com

Uespi abre licitação para nova pista de atletismo em Teresina

Aleluia! 

Não, não é sonho. Já pedi para me beliscarem aqui umas dez vezes.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançou nesta segunda-feira (6) o edital de concorrência para começar a construir sua pista oficial de atletismo. 

Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde

O sonho de atletas e educadores físicos vai virar realidade. A pista de areia do campos Torquato Neto, no bairro Pirajá, em Teresina, será substituída por outra de qualidade internacional. Uma luta antiga, mas que ganhou força há pouco mais de três anos, com envolvimento da Federação de Atletismo do Piauí. Um processo burocrático, lento, que agora parece mais próximo do fim. 

Será a primeira licitação para a obra. Primeiro será contratada a infraestrutura de preparação do local, para que seja colocado o acabamento. Esse último, um material de borracha importado, deve ser contemplado em uma segunda etapa.

O edital deve ser publicado no Diário Oficial da União, uma vez que envolve recursos do Ministério do Esporte. A previsão é de que isso ocorra até quarta-feira. Após a publicação, conta o prazo de 30 dias para a abertura das propostas. E assinada a ordem de serviço, a empresa vencedora terá 180 dias para executar a obra. 

Segundo o pró-reitor de administração e recursos humanos, Raimundo Izídio, nessa primeira licitação serão R$ 8,075 milhões para a construção da estrutura da pista. Ele comemora a obra, que servirá para o melhor treinamento dos atletas e também para a melhor formação dos futuros profissionais de Educação Física. Na visão do pró-reitor, a pista também ajudará a Uespi a ir além dos muros da universidade. 

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) também comemorou. A parlamentar reivindicou recursos para a pista junto ao então ministro do esporte, Aldo Rebelo, em 2012. "Espero que esta etapa de licitação aconteça rapidamente e que as obras iniciem em breve, nossos atletas merecem treinar numa pista profissional, que atenda todos os requisitos de quem pratica esportes de alto rendimento."