Cidadeverde.com

Tabela da Copa Piauí sai com 5 dias de atraso em relação ao Estatuto do Torcedor

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) publicou hoje (7) em seu site a tabela da Copa Piauí 2015. Flamengo, Piauí, Caiçara e Parnahyba vão disputar o torneio a partir do dia 30 de agosto. Vale vaga na Copa do Brasil 2016.

Existiriam dois "poréns" nessa data. Sendo a abertura em 30 de agosto, significa que a tabela foi divulgada 55 dias antes do início do torneio. E não nos 60 dias de antecedência exigidos pelo Estatuto do Torcedor, lei federal, como já informado aqui no blog.  

Tudo entrou no site da FFP hoje. Mas o regulamento data de 25 de junho, dia da reunião na qual o Flamengo pediu um prazo para saber se disputaria a competição.

Colegas da imprensa só tiveram acesso à primeira rodada do torneio ontem. E só hoje a tabela foi levada ao público como exige o Estatuto do Torcedor: através site da federação. No dia 25, o próprio site da FFP admitiu que só divulgaria a tabela no dia 3 de julho. Nesta dasta, o torneio já não poderia começar em 30 de agosto.

Sem cumprir o prazo do Estatuto do Torcedor, a FFP tem moral para cobrar uma multa de R$ 50 mil para o Flamengo desistir do torneio? 

O outro "porém" para o início do torneio em 30 de agosto é o Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Copa Piauí é um torneio seletivo para a Copa do Brasil, e a CBF impôs uma regra bem clara para torneios seletivos. Olha só:

É lei e regra da CBF. O regulamento é claro: enviar tabela e regulamento 60 dias antes sob pena da entidade não ter o torneio reconhecido.

Mas você acha mesmo que a Copa Piauí vai ser prejudicada por conta disso? De forma alguma. Salvo qualquer imprevisto, o torneio começará no dia 30 de agosto. Se não foram enviados antes, certamente regulamento e tabela chegarão na CBF e será dado um jeito - isto se a CBF realmente se importar com esses torneios seletivos.

Vão me dizer que: "Poxa, mas como tu é chato! São só cinco dias!". Sim, concordo. É algo que poderia ser conversado, negociado. Mas é como barrar estudante que chegou atrasado na prova do Enem. É a regra e a lei. Colocaram no papel, preto no branco. 

Por outro lado, vamos para a Copa Piauí da qual sentimos falta no ano passado. É preciso comemorar que o futebol piauiense terá atividade além da Série D do Brasileirão no segundo semestre. Mas o blog vai continuar de olho na organização das próximas competições.