Cidadeverde.com

Tiradentes herda vaga e vai disputar Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino

A Sociedade Esportiva Tiradentes foi confirmada na terceira edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Inicialmente, a 19ª posição no ranking nacional seria insuficiente para garantir a vaga do time piauiense. Mas uma série de desistências levaram a equipe a ser convidada.  

A estreia piauiense no torneio será no dia 9 de setembro, com o Botafogo (PB), fora de casa. As despesas de viagem, hospedagem e alimentação já estão garantidas pela organização do torneio. 

Veja os jogos do Tiradentes no Campeonato Brasileiro

09/09 - Botafogo (PB) x Tiradentes (PI)
13/09 - FOLGA
16/09 - Tiradentes (PI) x Vitória (PE)
20/09 - Caucaia (CE) x Tiradentes (PI)
23/09 - Tiradentes (PI) x Viana (MA)

Veja a tabela completa

A saga das vagas
A competição terá 20 equipes. O regulamento dá vagas ao atual campeão brasileiro (Ferroviária-SP), ao campeão da Copa do Brasil 2015 (Kindermann-SC), e aos oito primeiros colocados do ranking: São José (SP), Vitória (PE), São Francisco (BA), Kindermann, ADECO (SP), Foz Cataratas (PR), Duque de Caxias (RJ) e Iranduba (AM). 

Como o Kindermman já tem vaga por outro critério, o Vasco (RJ), nono do ranking, foi chamado. Mas recusou o convite e deu a vaga ao 10º da lista, o Caucaia (CE).  

As outras 10 vagas deveriam ser de clubes da Série A e B do Brasileirão masculino que possuam time feminino, pela ordem de classificação nos torneios de 2014. Dos 40 participantes, só Santos (SP), Flamengo (RJ) e América (MG) e Portuguesa (SP) vão entrar na disputa.

Depois de tudo isso, ainda restaram seis vagas. E, enfim, o ranking voltou a ser utilizado como critério. Só assim, entraram Viana (MA), Pinheirense (PA), Rio Preto (SP), Botafogo (PB), Tiradentes (PI) e Mixto (MT).

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parece querer estimular os clubes com times masculinos a criar suas equipes femininas. Não deu certo neste ano. Foram 18 "nãos" na Série A e outros 18 na Série B.  

Se outros sete times desistissem, Picos (PI), 28º do ranking nacional, teria ficado com a última vaga. 

Que o Tigrão faça valer essa vaga e entre na disputa para representar bem o estado. 

Veja os grupos do Campeonato Brasileiro

Grupo 1: Ferroviária (SP), Iranduba (AM), Pinheirense (PA), Rio Preto (SP) e Santos (SP)

Grupo 2: Centro Olímpico (SP), Duque de Caxias (RJ), Flamengo (RJ), Kidermann (SC) e Portuguesa (SP)

Grupo 3: América (MG), Foz Cataratas (PR), Mixto (MT), São Francisco (BA) e São José (SP)

Grupo 4: Botafogo (PB), Caucaia (CE), Tiradentes (PI), Viana (MA) e Vitória (PE)