Cidadeverde.com

Série D tem quatro classificados para as oitavas, 12 eliminados e 3 invictos

Atualizada às 23h13
A oitava rodada da Série D terminou. Em casa, o Nacional (AM) foi derrotado por 2 a 0 pelo Rio Branco (AC) nesta segunda-feira (31). O time acreano foi mais uma garantir vaga, e levou o Remo (PA) junto. Os amazonenses estão eliminados com duas rodadas de antecedência.  

Das 40 equipes que começaram a competição, 11 já disseram adeus. Vão cumprir tabela nas próximas rodadas ou dar trabalho a quem ainda tenta se classificar. 

Das 16 vagas nas oitavas-de-final da Série D do Brasileirão, além de Rio Branco (AC) e Remo (PA), apenas São Caetano (SP) e Lajeadense (RS) já confirmaram classificação matematicamente.

O torneio ainda tem três invictos: River (PI), Treze (PB) e Crac (GO). Curiosamente, deste só o time de Goiás lidera seu grupo. E nenhum dos três está matemáticamente classificado para as oitavas. 

Veja o panorama da Série D faltando duas rodadas para o fim da fase classificatória:

GRUPO A1
O Náutico (RR) venceu o Vilhena (RO), mas os dois já estão eliminados. O Nacional (AM) perdeu para o Rio Branco (AC) e também dançou. Os acreanos têm 14 pontos e assumiram a liderança, além de garantirem classificação para as oitavas. De quebra, levaram junto o Remo (PA), que folgou na rodada. 

GRUPO A2
Imperatriz (MA) e Palmas (TO) farão o jogo que pode decidir uma vaga para as oitavas. Em Teresina, o River (PI) receberá o Santos (AP) e pode se classificar antecipadamente. O Guarani (CE) foi eliminado. 

GRUPO A3
Campinense (PB) lidera com 11 pontos e um jogo a menos que Coruripe (AL), que chegou a 10, e Serra Talhada (PE), que tem 8 pontos. Com 5, Colo Colo (BA) e Globo (RN) ainda têm chances porque farão mais dois jogos.

GRUPO A4
Estanciano (SE) lidera com 15 pontos, seguido pelo Treze (PB), com 12, e o Central (PE), com 10 - ambos com um jogo a menos que o líder. Por isso, o time sergipano não pode cantar vitória antes do tempo. O Goianésia (GO) tem 5 pontos e está fora, assim como o Serrano (BA), lanterna com 2 pontos.

GRUPO A5
Caldense (MG), com 13 pontos, Rio Branco (ES), com 11, e Aparecidense (SP), com 9, ainda farão dois jogos cada um, para definir os classificados do grupo. Comercial (MS) e Operário (MT) estão eliminados.

GRUPO A6
Duque de Caxias (RJ), com 4 pontos, e Villa Nova (MG), com 3, não podem mais alcançar o líder Crac (GO), que tem 14, o vice Gama (DF), com 12 pontos, e o Botafogo (SP), com 11. Os três disputarão a classificação, mas o Gama tem apenas mais um jogo para fazer. 

GRUPO A7
O Ypiranga (RS) tem 13 pontos e se classifica com um empate com o Inter de Lages (RS) na última rodada. O Operário (PR), com 10 pontos, é o vice com um ponto a menos que o líder. RB Brasil (SP), com 8 pontos, tem de vencer seu último jogo e torcer por resultados. Inter, com 7, e Resende (RJ), com 6, ainda têm chances. 

GRUPO A8
Foz do Iguaçu (PR), com 5 pontos, o Volta Redonda (RJ), com 6, e o Metropolitano (SC), com 7, não alcançam mais o líder São Caetano (SP), que chegou a 15 pontos, e o Lajeadense (RS), com 13 pontos. Classificados, paulistas e gaúchos poderão duelar pela liderança na última rodada.