Cidadeverde.com

Série D tem super rodada com duas vagas em disputa e confrontos indefinidos nas oitavas

A CBF programou todos os jogos da última rodada da Série D do Campeonato Brasileiro para 18h deste domingo (13). Um exagero para cinco partidas de hoje que já não valem mais nada. 

Somente há disputa pela classificação em dois grupos. Em outros dois, já se sabe até quem é líder e vice-líder. Nos demais, a briga é pela posição na chave.

O regulamento torna necessária a super rodada hoje porque a posição nos grupos vai definir os confrontos nas oitavas-de-final. Quem for o melhor líder enfrentará o pior segundo colocado, e assim sucessivamente. Partidas em horários diferentes poderiam viabilizar a combinação de confrontos. E aí o esporte vai pro brejo. 

RESUMO:
Quem já é líder - Campinense (PB) e São Caetano (SP)

Quem já é vice-líder - Coruripe (AL) e Lajeadense (RS)

Quem já está classificado - Rio Branco (AC), Remo (PA), Palmas (TO), River (PI), Campinense (PB), Coruripe (AL), Estanciano (SE), Rio Branco (ES), Caldense (MG), Crac (GO), Ypiranga (RS), Operário (PR), São Caetano (SP) e Lajeadense (RJ)

Quem ainda disputa vaga - Treze (PB) e Central (PE) no Grupo A3, e Borafogo (SP) e Gama (DF) no Grupo A6

A noite vai ser de futebol e de contas. Aqui no blog, fizemos algumas pra facilitar sua vida. Já está claro que o São Caetano (SP) será o melhor líder. E que o Remo (PA) vai tomar a liderança do Rio Branco (AC). Mas alguns confrontos diretos pela primeira posição de cada chave deixam tudo muito imprevisível. Fique de olho na situação do seu time e boa sorte!

GRUPO A1
O Rio Branco (AC) lidera com 15 pontos, mas já fez todos os jogos. O Remo (PA) deve assumir a liderança ao vencer em casa o já eliminado Vilhena (RO), chegando a 17 pontos. 

GRUPO A2
O Palmas (TO) tem 14 pontos e recebe o River (PI), que chegou aos 13. Quem vencer termina líder. Empate é dos donos da casa. 

GRUPO A3
O Campinense (PB) já é líder e pode pular dos 14 para 17 pontos se vencer o Globo (RN) fora de casa. O Coruripe (AL) está garantido como vice-líder com 13 pontos e 3 vitórias. 

GRUPO A4
Pegue uma folha de papel e faça as contas, porque o grupo está aberto. O Estanciano (SE) está classificado com 15 pontos e 5 vitórias, nunca empatou. Vai até Campina Grande defender a liderança contra o Treze (PB), que está em terceiro com 12 pontos e 3 vitórias. Como não podem mais ultrapassar os sergipanos, os paraibanos terão de vencer e torcer contra o Central (PE), vice-líder com 13 pontos e 4 vitórias, que receberá o eliminado Serrano (BA). Vale observar que o Estanciano está classificado, mas pode perder a liderança para o Central. 

GRUPO A5
Outro confronto direto pela liderança. Rio Branco (ES) recebe a Caldense (MG). Ambos tem 14 pontos e vaga nas oitavas garantida. Mas os mineiros levam vantagem no saldo de gols: 5 a 4. Quem vencer é líder. Se der empate, o primeiro lugar é da Caldense. 

GRUPO A6
O CRAC (GO) está classificado com 15 pontos e 4 vitórias. A vaga está garantida porque Botafogo (SP) e Gama (DF), empatados com 12 pontos, vão se enfrentar em São Paulo. Se der empate, os paulistas avançam em segundo lugar. Qualquer um que vencer pode tomar a liderança do CRAC, desde que os invictos goianos sejam derrotados pelo eliminado Villa Nova (MG). Improvável. 

GRUPO A7
Ypiranga (RS) e Operário (PR) estão classificados, ambos com 13 pontos e 4 vitórias. Os gaúchos lideram no saldo: 3 a 1. Mas perdem nos gols pró: 8 a 6. O Ypiranga pega o Inter de Lages fora de casa. O Operário recebe o Resende (RJ). Quem vencer pelo melhor placar termina na liderança. 

GRUPO A8
O São Caetano (SP) tem 18 pontos e vai jogar fora de casa com o vice-líder Lajeadense (RS), que tem 14. Mesmo que perca, o time paulista fecha essa fase em primeiro lugar, e deverá ser o melhor líder. Matematicamente é possível que o São Caetano perca essa posição para o Estanciano, do Grupo A4, mas os sergipanos precisariam de uma baita goleada para alcançar os paulistas. Hoje a disputa entre os dois melhores líderes no saldo de gols está em 17 a 7.