Cidadeverde.com

Vaga do Parnahyba na Copa do Brasil ainda depende do River

O Parnahyba conquistou a segunda vaga do Piauí na Copa do Bra... Não, pera. 

Não é bem assim, não. O Parnahyba venceu a Copa Piauí e conquistou o direito de ser o segundo indicado pela Federação de Futebol do Piauí, caso esta tenha duas vagas na Copa do Brasil 2016.  


Calma, Tutubarão. Deixa eu explicar

E há risco dessa segunda vaga não vir para cá? Matematicamente, sim. Mas depende do desempenho de River e Rio Branco (ES) na Série D do Campeonato Brasileiro, e acredito ser improvável que os capixabas levem essa. 

O blog Na Esportiva fez as contas sobre quem ficará com essa segunda vaga. Em resumo, caso você não queira entender as contas: mesmo que o River seja eliminado como o pior time das oitavas-de-final da Série D, o Rio Branco precisaria terminar o torneio pelo menos em terceiro lugar para que os capixabas levem a melhor no ranking de federações da CBF. 

E se o River avançar ainda mais no torneio e terminar em sexto lugar, o jeito para o Espírito Santo será ter seu time campeão da Série D. 

Se não quiser torcer pelo River, o Parnahyba pode torcer para que o Rio Branco não passe das quartas-de-final da Série D. Isso basta.

Explicando as contas
As vagas na Copa do Brasil são definidas pelo ranking de federações da CBF, que leva em conta a participação dos clubes em competições nacionais nos últimos cinco anos. 

Do 15º ao 22º estado no ranking, são duas vagas na Copa do Brasil. A partir do 23º, cada unidade federativa tem só uma vaga. 

O Piauí hoje é o 22º do ranking, apenas 77 pontos a mais que o Espírito Santo, que é o 23º. 

Nos últimos três anos, a CBF tem sido uma mãe com os capixabas, que não teriam a segunda vaga na Copa do Brasil desde 2013, quando o novo formato do ranking foi implantado. 

Surpreendidos por ficarem com apenas uma vaga no torneio nacional, eles foram beneficiados com uma "pré-Copa do Brasil". Em tese, Espírito Santo e Acre (que tinha uma vaga e passou a ter duas no novo ranking) disputaram jogos por três anos para saber quem teria dois times na primeira fase da competição. Na prática, ambos tiveram dois times, pois essa fase somou pontos no ranking. 

A "pré Copa", segundo noticiado em veículos nacionais, acabará em 2016. E mesmo somando esses pontos a mais, o futebol capixaba ainda está em situação complicada para ter a segunda vaga na Copa do Brasil.

Fazendo as contas
A vantagem do Piauí no ranking em relação ao Espírito Santo era de 77 pontos. Segundo as contas do blog Na Esportiva, até o momento essa diferença está em 65 pontos, já com dados atualizados para o próximo ano. Faltam somente os pontos referentes à Série D do Brasileirão, torneio que tem representantes dos dois estados nas oitavas-de-final. 

Na Série D, o Rio Branco precisa terminar o torneio em posição melhor que o River. Mas em posição bem melhor mesmo. 


Essas tabelinhas são fundamentais para entender as contas a seguir

Considerando a melhor hipótese para os capixabas, se o River terminar a Série D em 16º, somará 58 pontos, que serão multiplicados por 5 em razão do ano de validade dos mesmos. Ou seja, já é certo que o Galo somará mais 290 pontos para o Piauí. 

Para tirar a diferença total, os capixabas precisam ultrapassar a marca de 355 pontos com sua participação na Série D (os 290 que o River somará e e os 65 da diferença atual entre os estados). Se ficar em quarto no torneio, terá 70 pontos, que multiplicados por 5 chegarão a somente 350. Não é o suficiente.

Hoje a única saída para o Espírito Santo é ter o Rio Branco pelo menos em terceiro lugar. Com 75 pontos multiplicados por 5, chegaria a 375 e ultrapassaria o Piauí. 

Disputa até o fim
Se River e Rio Branco seguirem no torneio, a disputa pela vaga continuará, até mesmo em uma final com as duas equipes. Veja a simulação de algumas situações:

RIVER (PI) RIO BRANCO (ES)

ESTADO COM DUAS VAGAS 
NA COPA DO BRASIL 2016

Eliminado nas oitavas Eliminado nas oitavas Piauí
Eliminado nas oitavas Eliminado nas quartas Piauí
16º colocado 4º colocado Piauí
16º colocado 3º colocado Espírito Santo
11º colocado 3º colocado Piauí
Eliminado nas quartas 4º lugar Piauí
Vice-campeão Campeão Espírito Santo
6º lugar Vice-campeão Piauí