Cidadeverde.com

Ketleyn Quadros foca salto no ranking para estar em Rio 2016: "É possível sonhar"

Rafaela Silva é a número 11 do ranking mundial de judô na categoria até 57kg. Ketleyn Quadros está na 42ª posição, com 406 pontos, contra 1.246 de sua compatriota, segundo lista divulgada nesta semana.

Nem por isso Ketleyn Quadros desistiu da vaga olímpica. Dona da primeira medalha feminina do Brasil nos Jogos - o bronze em Pequim 2008, a brasiliense de 27 anos ainda sonha em representar seu país no próximo ano, no Rio de Janeiro. 

Foto: Fábio Lima/Cidade Verde

A chance de ouro para melhorar no ranking veio nesta semana. Ketleyn Quadros foi convocada para três competições no mês de outubro. Todas somam ponto na corrida pela vaga olímpica: Open de Lisboa, no dia 10; Grand Slam de Paris, dias 17 e 18; e Grand Slam de Abu Dhabi, dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Antes de encarar essa maratona nos tatames, a medalhista olímpica esteve em Teresina (PI) neste fim de semana, como convidada especial da Copa AJEF/SESC. Seu principal treinamento foi entregar medalhas e posar para fotos com centenas de crianças que participaram do evento, ao lado de Sarah Menezes. Mas é só terminar o papel de ídolo que ela veste o quimono e foca nos treinos. 

Entre uma foto e outra, Ketleyn Quadros falou sobre a convocação e deixou claro: "Não tem nada garantido. O foco total é na garantia da vaga. Um passo de cada vez."

Na Esportiva - Como você recebeu essa notícia da convocação para três torneios no mesmo mês?
Ketleyn Quadros - Eu estou super contente, é tudo o que eu queria. A gente compete e treina tão forte. Já que no meu agosto eu não competi tanto, eu tô super motivada, super animada para esse novo desafio, para essas novas competições seguidas e fortes. Ter a oportunidade de treinar muito forte, de ter adversára fortes e consequentemente de ter bons resultados em termos de pontos no ranking. Não tem como não estar feliz do jeito que eu tô, treinando e me dedicando muito. E espero sim fazer boas competições e trazer bons resultados pra casa.

Na Esportiva - Nos três torneios você vai poder somar pontos e justo na reta final para as Olimpíadas. Esse certamente é seu principal objetivo...
Ketleyn Quadros - O foco total tá na garantia da vaga. Aproveitar que todas as competições desse ano e do próximo vão ter validade de 100%*. Então com certeza existe chance, é possível sonhar, e eu sonho muito e estou transformando esse sonho em trabalho. E espero poder realizar.

* O ranking soma pontos dos últimos quatro anos, mas com pesos diferentes. A cada ano, os pontos vão perdendo validade. A pontuação dos meses que antecedem as Olimpíadas valerão mais.