Cidadeverde.com

Botafogo (SP) sobe para a Série C e encerra saga nacional do São Caetano

Nem ter um jogador a mais na metade do segundo tempo ajudou o São Caetano. Depois de perder o jogo de ida em Ribeirão Preto (SP) por 2 a 1 para o Botafogo, o time ficou no empate em 0 a 0 nesta sexta-feira (16), em casa, pelas quartas-de-final da Série D do Brasileirão. A primeira vaga na Série C de 2016 é do Pantera.

Depois de tentar em 2013 e acabar eliminado na primeira fase, o Botafogo paulista finalmente conseguiu o acesso. 

Já o São Caetano ficará fora de competições nacionais pelo menos até 2017. 

Vice-campeão da Copa João Havelange, que valeu pelo Campeonato Brasileiro de 2000, e vice da Libertadores da América em 2002, o São Caetano foi rebaixado para a Série B do Brasileirão em 2006. Depois de quase voltar para a Série A em 2012, acabou caindo para a Série C em 2013. No ano passado, foi parar na Série D. 

Agora o Azulão que surpreendeu o país na década passada terá de se contentar com torneios regionais. O São Caetano não disputará competições nacionais pela primeira vez desde 1998, quando subiu da Série C para a Série B do Brasileirão. 

Como o São Caetano está na Série A2 do Campeonato Paulista, precisará conquistar no ano que vem uma vaga para a Série A1 de 2017. E lá, se for um dos melhores, será indicado para disputar a Série D do Brasileirão novamente, no mesmo ano. 

Outra chance de voltar ao futebol nacional será ganhar a Série A2 do Paulistão, o que o dará uma vaga na Copa do Brasil de 2017. 

Próximos capítulos da Série D
Neste sábado (17), será a vez de Ypiranga (RS) e Caldense (MG) disputarem uma vaga, após empatarem o primeiro jogo em 1 a 1 em Minas Gerais. 

No domingo (18), o Remo (PA), que já venceu fora de casa por 1 a 0, encara o Operário (PR) no estádio Mangueirão, onde o ingresso mais barato custará R$ 60. 

Na segunda-feira (19), Lajeadense (RS) e River (PI) definem quem será o último a subir para a Série C 2016.