Cidadeverde.com

CBF define finais da Série D e garante decisão entre River e Botafogo-SP em Teresina

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou para os próximos dois sábados as finais da Série D do Brasileirão. E se pairavam dúvidas sobre se o River fará a partida decisiva em Teresina (PI), isso já está mais do que confirmado. 

O calendário das finais ficou assim (horários de Teresina):

Botafogo (SP) x River (PI)
07/11 - 18h30 - Estádio Santa Cruz - Ribeirão Preto (SP)

River (PI) x Botafogo  (SP)
14/11 - 18h30 - Estádio Albertão - Teresina (PI). 

E desde sábado que meu e-mail choveu, meu Facebook ficou entupido e meu Whatsapp não para. A dúvida de todos é só uma: o River corre o risco de não jogar a decisão em Teresina se for punido com perda de mando de campo na Justiça Desportiva?

A dúvida sumiu após um alerta feito pelo colega Everardo Torres, da rádio Pioneira. O Regulamento Geral de Competições da CBF determina que a perda de mando de campo imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) só será cumprida 10 dias após a notificação da decisão. 

O River será julgado na sexta-feira (6) pelos incidentes nas quartas-de-final com o Lajeadense (RS). Se for condenado a perder o mando de campo, só poderá cumprir a pena depois do dia 16, quando a Série D já acabou. 

A punição, se vier, deve ser cumprida só em 2016, na forma como o Regulamento Geral de Competições prevê. 

Daí pode se interpretar que punição de Campeonato Brasileiro se cumpre em Campeonato Brasileiro, e de Copa do Nordeste em Copa do Nordeste ou do Brasil. Mas vai que o povo do futebol decide fazer outra coisa. 

Os locais de venda de ingressos para a final em Teresina ainda serão divulgados.