Cidadeverde.com

Campeonato Piauiense 2016 seguirá calendário da CBF e começará em janeiro

O primeiro martelo em relação ao Campeonato Piauiense 2016 foi batido. 

O torneio vai acontecer de 30 de janeiro a 8 de maio e terá oito equipes. 

Além do atual bicampeão, o River, devem participar Flamengo, Piauí, Parnahyba e Caiçara, remanescentes do torneio do ano passado, dois times que subirem da Série B, que está em andamento, e o Cori-Sabbá, que tem vaga garantida desde o pedido de licença feito para a Federação de Futebol do Piauí (FFP). 

O congresso técnico para definir o regulamento e forma de disputa da competição está marcado para o dia 19 de novembro. A tabela deve sair até o fim deste mês (60 dias antes do início da competição, como prevê o Estatuto do Torcedor).  

É o acesso do River para a Série C do Brasileirão forçando a FFP a se encaixar no calendário da CBF. Em 2015, os estaduais deveriam ocorrer entre 1º de fevereiro e 3 de maio, mas o Campeonato Piauiense foi de 14 de março a 31 de maio - e isso porque o Galo conquistou os dois turnos e evitou mais dois jogos em junho com o Flamengo. 

Em 2016, a Série C vai começar no dia 22 de maio. E a Série D, que contará obrigatoriamente com um representante do Piauí, terá início no fim de semana seguinte, no dia 29.