Cidadeverde.com

Campeonato Piauiense 2016 não cabe no calendário da CBF

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) deve divulgar até esta segunda-feira (30) a tabela básica do Campeonato Piauiense 2016. É o prazo para que se respeite o Estatuto do Torcedor. 

Nos últimos dias, a equipe da FFP deve ter batido cabeça para encaixar o regulamento aprovado pelos clubes nas datas disponíveis no calendário nacional. O blog Na Esportiva fez as contas e o campeonato simplesmente não cabe no calendário. 

Se o Campeonato Piauiense em 2016 terá oito equipes, serão sete jogos na primeira fase do primeiro turno, além de mais dois jogos das semifinais e dois jogos das finais. Por turno, serão 11 rodadas. Como são dois turnos, 22 rodadas. Com as partidas finais entre os campeões de cada turno, serão 24 datas. 

Pois é aí que tá o problema.O calendário 2016 da CBF dá 19 datas para os Campeonatos Estaduais. E no caso do Nordeste, são apenas 13

Campeonato Piauiense
1º turno - 11 rodadas
2º turno - 11 rodadas
Finais - 02 rodadas
- 24 datas

Calendário da CBF
- 13 datas (19 se nenhum time passar de fase na Copa do Nordeste)

A missão aqui é colocar um elefante dentro de um Chevette. O Campeonato Piauiense começará no dia 30 de janeiro, mas de modo algum será concluído em 8 de maio, como chegou a pretender a Federação. Ou será, se torcermos contra River, Flamengo e Parnahyba nas competições regionais e nacionais.

Ainda que Flamengo e River não passem da primeira fase da Copa do Nordeste, economizariam apenas seis datas. Com outras três que sobram da Copa do Brasil (que reserva cinco datas para dois jogos na primeira fase), o Piauiense 2016 aí assim teria 22 datas. É o suficiente para conhecermos o campeão piauiense se este vencer os dois turnos. Mas se forem necessários os confrontos finais, esses já ocorreriam depois de 8 de maio e uma semana antes do início da Série C do Brasileirão.

Se tivessem aprovado a proposta de turno único, seriam 14 rodadas na primeira fase, mas duas de semifinal e outras duas das finais: 18 no total. Seria eu, gordinho, entrando em um Fusca. Apertado, mas bem mais fácil de acontecer.

O torneio terá a participação de River, Flamengo, Piauí, Parnahyba, Caiçara e Cori-Sabbá, além de Picos e Altos, que subiram da Série B.