Cidadeverde.com

Tabela do Campeonato Piauiense só funcionará com River e Flamengo eliminados no Nordestão

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Saiu a tabela. A FFP conseguiu espremer a fórmula aprovada pela maioria dos votos dos clubes de modo que o Piauiense 2016 deve acabar em 15 de maio, uma semana antes do início da Série C do Brasileirão. 

Olha aí a primeira rodada e clica aqui para ver a tabela completa.

A FFP espremeu tanto que teremos um Rivengo em noite de quarta-feira, no dia 13 de abril - o primeiro clássico será em 21 de fevereiro, um domingo. 

Houve um esforço descomunal para garantir futebol para os outros clubes enquanto houver rodada na Copa do Nordeste. Mas isso fará com que esses times passem até duas semanas sem jogar. O estreante Altos, por exemplo, joga dia 13 de fevereiro e depois só no dia 27. É o jeito. 

E se o coitado do Altos não passar para a semifinal do primeiro turno, depois dessa partida do dia 27 de fevereiro o time só voltará a jogar em 30 de março!

O problema maior começa no 2º Turno, quando o Campeonato Piauiense passa a usar datas reservadas para o mata-mata da Copa do Nordeste. 

E aí é que o bicho pega, meu amigo. Se River e Flamengo passarem da primeira fase do Nordestão, a tabela do Piauiense já muda. Os jogos das quartas-de-final da Copa do Nordeste são nas mesmas datas das duas primeiras rodadas do returno do Estadual. E como já existem partidas marcadas para todas as outras datas, será preciso adiar duas rodadas do torneio. 

E se algum time passar para as semifinais, mais duas rodadas adiadas. 

E se River ou Flamengo forem finalistas do Nordestão, outras duas rodadas empurradas pra frente... Já seriam seis.

O pior cenário para a tabela do Piauiense é o River avançar no Nordestão, porque a Série C ocupa todos os domingos a partir de 22 de maio. 

Se a campanha do River na Copa do Nordeste for:

1) Eliminado na primeira fase - Campeonato Piauiense acaba até 15 de maio. 
2) Eliminado na segunda fase - Campeonato Piauiense acaba até 25 de maio.
3) Eliminado nas semifinais - Campeonato Piauiense acaba até 8 de junho.
4) Disputar a decisão - Campeonato Piauiense acaba até 22 de junho.

E eu nem falei nada de Copa do Brasil, porque ainda não foram definidos os dias dos jogos de Parnahyba e River...

Tudo isso ocorre porque o Campeonato Piauiense poderia ter no máximo 19 datas, mas os clubes aprovaram um regulamento com 24 rodadas. Parabéns aos envolvidos.