Cidadeverde.com

River fica entre os 80 melhores clubes e puxa futebol do Piauí no ranking da CBF

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

Ranking da CBF confirma salto do River em 2015. Só deu Galo!

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Saiu o ranking de clubes e federações da Confederação Brasileira de Futebol para os torneios masculinos - para o futebol feminino a CBF faz outra lista. 

O River subiu do 152º para o 79º lugar, graças ao vice-campeonato brasileiro da Série D deste ano. O Galo saltou de 255 para 729 pontos na lista da CBF.

Na atualização anterior, o Comercial, de Campo Maior, era a melhor equipe do Piauí, com 505 pontos e na 96ª posição. Agora caiu para o 134º lugar, atrás do Parnahyba, que passa a ser o segundo clube piauiense na lista. 

A novidade no ranking é a saída da Sociedade Esportiva de Picos, cujos pontos perderam a validade após cinco anos, e a entrada do Piauí, com os pontos da participação na Copa do Brasil.

O Corinthians é o novo líder, seguido por Grêmio, Cruzeiro, Santos e São Paulo. Veja o ranking completo.

Federações
Os pontos do River ajudaram o Piauí a subir uma posição no ranking de federações. O Estado passou do 22º para o 21º lugar. 

Em 2014, o Piauí fechou o ano com uma diferença de 77 pontos para o Espírito Santo, correndo risco de perder a segunda vaga na Copa do Brasil caso fosse ultrapassado. 

Com o fim das competições de 2015, o Piauí ultrapassou  Mato Grosso do Sul, ainda que a vantagem para esse seja de 62 pontos. Em 23º, o futebol capixaba deve ficar com somente uma vaga na Copa do Brasil. 

Veja o ranking de federações completo.