Cidadeverde.com

Piauí x Picos - quem escapou em 2015 e a volta de quem não deveria ter saído

Reprodução/Facebook

O Zangão voltou...

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Eu costumo defender que o futebol precisa ter times fortes nas principais cidades, onde a economia é mais forte e há condições para que essa atividade continue. 

Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçuí possuem o maior Produto Interno Bruto do Piauí. Depois aparecem Piripiri, Campo Maior, Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro e São Raimundo Nonato. Juntos, os 10 municípios representam mais de 62% da economia piauiense. 

É uma questão de lógica: onde há dinheiro circulando, deve haver condições de se ter um time em atividade. E o terceiro PIB do Piauí, e terceira maior população do estado, ficou com um time quatro vezes campeão estadual desativado por quase dois anos. É ruim para o futebol, para o esporte. Péssimo para a terra de Leonardo, Rômulo, Renê... 

O retorno da Sociedade Esportiva de Picos, do técnico Adelmo Soares, trará de volta ao estádio Albertão o meia Thiago Marabá e o atacante Raphael Freitas - que já foi artilheiro do Estadual de 2013 pela SEP. Os dois estavam no River. 

Na pré-temporada, a SEP empatou um amistoso com o Juazeirense (BA), que vai disputar a Copa do Nordeste: 1 a 1. 

Eduardo Frota/Cidade Verde

Neto Jordão terá a missão de comandar a garotada do Piauí

O adversário será o Piauí, que já entrou no torneio com status de "patinho feio", de time que vai lutar para não ser rebaixado. Mas é o rubroanil que vem de duas vitórias por 2 a 0 em amistosos - contra o Maracanã (CE) e Flamengo (PI). 

Disciplinado táticamente, mas sem a cabeça no lugar. O treinador Neto Jordão tenta dar conta de um grupo repleto de garotos. Em dois amistosos, foram três expulsões. Em amistosos. 

Da temporada passada, nomes como Alemão e Rafael Negão ficaram. Entre as novidades do rubroanil estão os atacantes Robinho, emprestado pelo River, e Patrick, natural de Burkina Faso. 

Qualquer um vai dizer que a SEP é favorita, mesmo fora de casa. Mas quem viu o Piauí vencer o badalado Flamengo não duvida mais de nada...

Piauí x Picos
Campeonato Piauiense - 1º Turno - 1ª Rodada
Estádio Albertão - Teresina - 20h
Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)