Cidadeverde.com

Fortaleza x River: Esperando o Galo decolar

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Foi há um ano e 10 dias. Botafogo (PB) e River abriam a edição 2015 da Copa do Nordeste com portões fechados no estádio Almeidão, em João Pessoa (PB). O Galo venceu o jogo por 2 a 1. 

De novo, uma estreia. E em mais um "grupo da morte". Mais uma vez fora de casa. Outra vez com portões fech... Não, pera...

Neste sábado (13), caberá mais uma vez ao River o papel de visitante na abertura da Copa do Nordeste. O adversário, dessa vez, é o Fortaleza (CE), que deveria jogar com portões fechados para cumprir punição da justiça desportiva. Mas um efeito suspensivo garantiu a abertura do torneio com torcida. 

Foto: Érica Paz/River A.C.

Fabinho: dois gols no Campeonato Piauiense e melhor tricolor no início de temporada.
Será se com ele o Galo começa a decolar em 2016?

Em dezembro, qualquer torcedor do Galo dizia: com esse time, na Copa do Nordeste, ninguém vai nos segurar. Hoje a história mudou um pouco. 

De dezembro para cá, o técnico Flávio Araújo e o atacante Eduardo trocaram o River justamente pelo Fortaleza. E apesar de ter mantido a base vice-campeã da Série D de 2015, o tricolor piauiense anda meio travado em campo, sem repetir no Campeonato Piauiense as atuações que encheram os olhos e o estádio Albertão no acesso para a Série C. 

Do outro lado, o Fortaleza está em vantagem. Invicto, com apenas um empate em seis jogos, o Leão lidera o grupo A1 do Campeonato Cearense. Apesar de ter uma equipe formada recentemente, teve a oportunidade de ganhar mais ritmo de jogo - entrou em campo o dobro de vezes que o River nesta temporada.

Vai ser um dia difícil para o torcedor riverino, que tem gratidão para com Flávio Araújo e aprendeu a gostar de Eduardo - por mais que há exatamente um ano esse chamego desse lugar à dúvida. Contudo, a presença do atacante em campo é incerta.

Pelos últimos jogos, o Fortaleza é favorito, sem dúvida. Conversando com um amigo jornalista, ele me lembrou o que pode ser a esperança para o River: o torneio é outro, o campo é diferente, a atmosfera muda. Não acredito que o campeão piauiense hoje começce a decolar. Mas, quem sabe, hoje o Galo destrava. 

Fortaleza (CE) x River 
Copa do Nordeste - Grupo D - 1ª rodada
Arena Castelão - 16h - Fortaleza (CE)
EI Maxx (Claro TV, Net, Oi TV)