Cidadeverde.com

Sarah Menezes inicia reta final da preparação olímpica no Pan de Havana

  • cbjcuba06.jpg Fotos: Rafal Burza/CBJ
  • cbjcuba05.jpg Fotos: Rafal Burza/CBJ
  • cbjcuba04.jpg Fotos: Rafal Burza/CBJ
  • cbjcuba03.jpg Fotos: Rafal Burza/CBJ
  • cbjcuba02.jpg Fotos: Rafal Burza/CBJ
  • cbjcuba01.jpg Fotos: Rafal Burza/CBJ

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

A venezuelana Maria Guedez será a adversária de Sarah Menezes na primeira rodada do Pan-Americano de Judô, que tem início nesta sexta-feira (29) em Havana, Cuba. O torneio inicia a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos, uma vez que resta apenas um mês para o fechamento do ranking que classifica os atletas para o evento de agosto, no Rio de Janeiro.

O campeão do Pan em cada categoria soma 400 pontos no ranking mundial, o que pode fazer a diferença na reta final da disputa pela vaga olímpica. 

A judoca piauiense vai defender o título da categoria até 48 quilos, conquistado em Edmonton, no Canadá, no ano passado. Ela também já foi ouro no torneio em 2010 e 2013. 

Terceira no ranking mundial, Sarah Menezes é uma das cabeças-de-chave da competição e deve enfrentar nas semifinais a cubana Dayares Mestre Alvarez. Do outro lado da chave está a argentina Paula Pareto, com quem a brasileira só deve lutar em um eventual final. 

Veja a chave completa da categoria até 48kg

Outra brasileira inscrita no Pan, Nathália Brígida fará sua estreia contra Erin Morgan, do Canadá. Ela e Sarah Menezes só se encontrarão em uma eventual final ou na repescagem. 

O evento conta com 197 atletas de 25 países. Também lutarão nesta sexta-feira Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Sarah Menezes (48kg), Nathália Brigida (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg) e Mariana Silva (63kg). 

As lutas começam às 10h, no horário de Brasília (DF).