Cidadeverde.com

Reunião vai discutir mudança no Campeonato Piauiense e seletiva para Série D

Foto: Roberta Aline

Cesarino Oliveira, presidente da FFP

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) queria passar um facão no Campeonato Piauiense: deixar as semifinais e final do 2º turno com apenas uma partida. O corte economizaria duas datas na tabela do torneio. 

Mudanças assim precisam da unanimidade dos clubes. Em reunião na manhã deste sábdo (30), o corte nas semifinais foi recusado e campeonato continuará inchado, com até um mês a mais de duração em relação ao previsto inicialmente. 

Hoje, o Campeonato Piauiense deve acabar com o River já em ação pela Série C do Brasileirão. E sem a indicação dos dois representantes da Série D no prazo estipulado pela Confederção Brasileira de Futebol (CBF). 

O facão falhou, mas a FFP ainda vai tentar uma navalha. No dia 9 de maio haverá outra reunião, já com os finalistas do returno definidos, para discutir se a decisão pode ser em jogo único. 

A reunião terá ainda outra pauta: a segunda vaga piauiense para a Série D de 2017. 

A indicação dos dois representates do Piauí na competição deverá ser feita ainda este ano. O campeão piauiense, ou vice em caso de título do River, será o primeiro indicado para o torneio pelos próximos dois anos. O segundo está em aberto. 

A FFP já estipulou que a segunda vaga de 2016 será da equipe de melhor campanha na fase classificatória dos dois turnos do campeonato estadual. Já a vaga de 2017 pode ser disputada em torneio seletivo. 

Cesarino Oliveira, presidente da FFP, explicou que a competição pode começar logo após o término do Campeonato Piauiense e contaria com a presença de quatro equipes.