Cidadeverde.com

Resta uma vaga para a Copa do Nordeste 2017; River muda de pote

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Encerrado o domingo (8) de decisão nos campeonatos estaduais, resta apenas uma vaga para a Copa do Nordeste 2017. Só a Paraíba ainda tem clube a indicar para o torneio do próximo ano. 

Além do Piauiense, só os Campeonatos Paraibano e Maranhense continuam em andamento. Mesmo assim, a maioria dos representantes no Nordestão já foi definido - e com novidade importante para o River. 

O tricolor piauiense subiu no ranking da CBF, no ano passado, com o vice-campeonato da Série D do Brasileirão. O 79º lugar na lista fez o Galo mudar de pote no sorteio da Copa do Nordeste. Isso abre possibilidade até para um confronto piauiense na primeira fase. E o mais importante: mostra o crescimento do Galo no futebol regional. 

Sempre no pote dos piores ranqueados nos dois últimos anos, o River subiu para o pote 3. E mesmo que Ceará, ASA (AL) e Confiança (SE) tivessem se classificado, essa situação não mudaria. Tal posição implica, por exemplo, que o Galo não enfrentará novamente o Botafogo (PB) na primeira fase. 

Os potes do sorteio do próximo torneio, que só deve no segundo semestre, já estão praticamente definidos. Sergipe só sai do pote 3 se Treze ou Campinense se classificarem na Paraíba. O segundo representante do Piauí entrará no pote 4. 

Das vagas restantes, a segunda pode sair da semifinal do Paraibano, entre Campinense e CSP. Pode porque o Treze recorreu na Justiça Desportiva para tomar o lugar do Campinense e a partida não tem data para acontecer. 

Veja a classificação em cada campeonato estadual:

ALAGOAS
O CRB venceu o CSA por 1 a 0 e vicou com o título. Campeão e vice vão para a Copa do Nordeste.

BAHIA
O Bahia venceu por 1 a 0, mas o Vitória havia ganho o primeiro jogo da decisão por 2 a 0 e ficou com o título. Os dois vão para a Copa do Nordeste juntamente com o Juazeirense, terceiro colocado. 

CEARÁ
O Fortaleza venceu o Uniclinic por 1 a 0 e é bicampeão. O Ceará, que ensaiou uma tentativa de mudança no regulamento do Nordestão, está fora do próximo torneio. Quem vai é o Uniclinic. 

MARANHÃO
No 2º Turno, o Sampaio Corrêa venceu o Moto Club por 2 a 1. O segundo jogo será no dia 18. Se o Moto ganhar o returno, será campeão "arrastão" por já ter vencido o primeiro. O Sampaio já garantiu o vice, mas quer forçar a disputa das finais em mais duas partidas.

PARAÍBA
O Botafogo venceu o Sousa por 2 a 0 e está na final do Paraibano. A outra vaga está na Justiça. O Treze moveu ação para anular todos os jogos do Campinense e conseguiu liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), suspendendo as semifinais entre Campinense e CSP. O motivo seria a suposta ausência de quitações tributárias, o que levaria ao rebaixamento do atual vice-campeão da Copa do Nordeste.

PERNAMBUCO
No empate sem gols com o Sport, o Santa Cruz conquistou o título. O Náutico derrotou o Salgueiro na disputa de terceiro lugar e ficou com a última vaga na Copa do Nordeste. 

PIAUÍ
Campeão do 1º turno, o River vai para o terceiro Nordestão seguido. A outra vaga é do Altos, que decide o 2º turno com o Galo. 

RIO GRANDE DO NORTE
No sábado, o ABC goleou o América por 4 a 0 e faturou o título potiguar. Os dois times estão classificados para a Copa do Nordeste.

SERGIPE
Também no sábado, o Sergipe foi campeão após empatar fora de casa com o Itabaiana. O ex-goleiro Clemer ganhou seu primeiro título como treinador. Os dois times não deram confiança para o Confiança e vão para o Nordestão 2017.