Cidadeverde.com

Piauiense leva ouro e bronze no Mundial de Paracanoagem e fica perto de Rio 2016

Foto: CBCa

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Em Duisburg, na Alemanha, o piauiense Luis Carlos Cardoso encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Paracanoagem 2016 com duas medalhas conquistadas nesta quinta-feira (19). O resultado deixou o atleta mais perto dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. 

O ouro veio na canoa, na categoria VL1, que não está nos Jogos Paralímpicos. Luis Carlos fechou os 200 metros com o tempo de 56.539 segundos, com ligeira folga para o segundo colocado, Róbert Suba, da Hungria (58.718).

O bronze foi conquistado na categoria paralímpica do caiaque, a KL1. O piauiense já havia obtido a vaga para a final nas eliminatórias, sem precisar disputar as semifinais. Mas não conseguiu repetir o feito de Milão, na Itália, quando ficou com o título. 

O ouro ficou com o chinês Xiaowei Yu (50.596). A prata foi para Jakub Tokarz, da Polônia (50.855). O brasileiro fechou o pódio (52.233).

Na mesma categoria, o brasileiro Fernando Fernandes ficou em quinto lugar (53.160). 

Somente um dos dois vai para os Jogos Paralímpicos. A definição será feita pela Confederção Brasileira de Canoagem usando como critérios os resultados das competições e exames médicos para avaliar a condição dos atletas. Luis Carlos já saiu em vantagem nessa disputa. 

- Mais uma excelente novidade: Conquistei o tricampeonato Mundial na Canoa, hoje aqui na Alemanha!! E pra quem não pôde acompanhar, fiquei em 3º no Caiaque, sendo o brasileiro melhor colocado na categoria. Estou muito feliz! - comemorou em sua página no Facebook.