Cidadeverde.com

Sarah Menezes estreia contra mexicana no Masters de Judô

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

O sorteio das chaves do World Masters de Judô foi bom para Sarah Menezes. A mexicana Edna Carrillo será sua adversária na estreia no torneio, que tem início nesta sexta-feira (27) em Guadalajara. 

O último grande torneio antes dos Jogos Olímpicos convidou os 16 melhores do ranking mundial em cada categoria. Na de Sarah Menezes, até 48 quilos, a grande ausência é Otgontsetseg Galbadrakh, mongol naturalizada no Cazaquistão, uma das estrelas recentes da modalidade e que tomou o terceiro lugar da brasileira na lista da Federação Internacional de Judô. Seria bom que as duas se enfrentassem antes de Rio 2016, mas agora não tem mais jeito. 

Sem Galbradakh, o torneio terá as outras principais atletas do mundo. E duas delas caíram na chave de Sarah Menezes. A belga Charline Van Snick e a cubana Dayares Mestre Alvarez se enfrentam logo na estreia e devem enfrentar a piauiense nas quartas-de-final. 

Veja a chave da categoria até 48 quilos

Exceto por isso, o sorteio foi generoso. A ausência de Galbradakh deixou Sarah Menezes como terceira cabeça-de-chave, evitando o confronto com a líder do ranking, urantsetseg Munkhbat, da Mongólia, antes de uma eventual final. 

Além disso, a japonesa Ami Kondo caiu na Chave B e fará sua estreia contra a brasileira Nathália Brígida. Quem vencer só enfrentará Sarah Menezes em uma disputa pelo ouro. 

Caso avance para as semifinais, Sarah Menezes aguardará a vencedora da chave encabeçada pela argentina Paula Pareto, que inclui a sul-coreana Bo Keyong Jeong entre as principais adversárias. 

Ou seja, uma estreia leve, um confronto seguinte mais forte, uma semifinal razoável e uma possível final digna de decisão olímpica. O Masters em Guadalajara será um bom teste. E de subir mais alto no pódio também é real. 

O Brasil tem 14 atletas no torneio. Além de Sarah e Nathália, lutarão nesta sexta Felipe Kitadai e Eric Takabatake, (52kg) e Rafaela Silva (57kg). No sábado, entram no tatame Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Mariana Silva (63kg) e Maria Portela (70kg). No domingo será a vez de Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Luciano Corrêa (100kg), David Moura (+100kg), Rafael Silva (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). 

As lutas acontecem a partir de 10 da manhã (horário local), 13h no horário de Brasília (DF). As finais começarão às 19h no horário brasileiro, com transmissão na TV paga pelos canais Sportv 3, ESPN + e Esporte Interativo.

A TV Cidade Verde acompanha Sarah Menezes no México e conversou com a judoca e técnicos da seleção brasileira antes do sorteio. Veja a reportagem: