Cidadeverde.com

Altos e Parnahyba avançam na Série D. E o futebol piauiense avança

Na Série D do Brasileirão, os dois clubes do Piauí se classificaram para a próxima fase. 

O Maranhão classificou apenas um. Os dois do Ceará foram eliminados com uma rodada de antecedência. 

Ou o resto da região piorou ou o futebol do Piauí melhorou. Prefiro acreditar na segunda opção. Lógico que evolução não significa dizer que já está tudo bem. No mínimo, não está tão ruim como antes. Vamos admitir, melhorou, sim. 

Os concorrentes viram o River subir para a Série C. Perceberam que para não serem coadjuvantes no Campeonato Piauiense, precisavam se reforçar. Tanto que o torneio cresceu em termos de futebol - os problemas da competição foram mais culpa do formato do torneio que da qualidade técnica da maioria das equipes. 

Altos fez um bom time ainda para a segunda divisão piauiense. Manteve a base e acertou nos reforços. Dentro de campo, já mostrou que tem futebol para subir para a Série C. Precisa agora enfrentar adversários a sua altura para ser testado de verdade. 

Vai pegar o América (PE), que se classificou no saldo de gols no Grupo A7. Aliás, uma chave que acabou bem mais equilibrada que a do Jacaré (Globo-RN 11 pontos, América-PE 10, Sousa-PB 10).

O Parnahyba me impressionou positivamente ainda no primeiro jogo do Campeonato Piauiense. Mas teve seus vacilos e caiu muito de produção. Ameaçou não disputar a Série D. Mudar de ideia pode ter sido a decisão mais acertada de sua história centenária. 

No Grupo A6, goleou o CSA em casa e empatou fora. Vai encontrar os alagoanos outra vez. Apesar da vantagem do empate ser dos adversários, o Tubarão tem plenas condições de avançar para as oitavas. 

Os tempos mudaram, não há como negar. Tomara que essa evolução continue.