Cidadeverde.com

As contas do River para continuar na Série C

Desde 2012, quando o formato atual da Série C do Brasileirão passou a valer, as equipes que escaparam do rebaixamento fizeram acima de 20 pontos no Grupo A do torneio, que envolve em sua maioria times do Norte e Nordeste. 

A média de pontos tem sido essa, com exceção em 2013, quando uma confusão envolvendo a Justiça fez o Grupo A ter 11 equipes ao invés de 10. Com número maior de jogos no grupo, o Brasiliense (DF) caiu mesmo tendo feito 30 pontos. 

As contas podem não valer para este ano (e acredito que a briga para não cair possa ser mais acirrada do que antes), mas já servem de parâmetro para traçar o que o River precisa fazer nas próximas sete rodadas. 

Com 10 pontos e 21 em disputa, o Galo precisaria de pelo menos 11 para escapar da degola - o que significa três vitórias e dois empates.

Significa dizer que o tricolor piauiense não pode perder mais de dois jogos daqui em diante. 

E a sequência do River é esta:

Remo (fora)
ASA (casa)
Botafogo-PB (casa)
Confiança (fora)
ABC (casa)
Salgueiro (fora)
Cuiabá (casa)

Se o River engatar uma sequência de 3 a 4 vitórias, o assunto até pode mudar para classificação para a próxima fase. Mas a essa altura do campeonato, isso já é mais difícil. 

O Galo precisa fazer contas e conseguir os resultados dentro de campo. Por hora, está tudo indo bem. É preciso manter a sequência e a torcida apoiar o time.