Cidadeverde.com

Sarah Menezes é convocada pela primeira vez em nova categoria

Foto: Lara Monsores/CBJ

Sarah Menezes e Érika Miranda

Começou, de fato, a carreira de Sarah Menezes na categoria meio-leve, para atletas com até 52kg. Campeã olímpica entre os ligeiros (48kg), a judoca piauiense foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para a primeira o primeiro treinamento do ciclo que visa os Jogos de Tóquio, em 2020. 

O treinamento de campo acontecerá de 22 a 28 de janeiro, em Pindamonhangaba (SP). Primeiro a CBJ convocou os judocas que disputaram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado e outros atletas. Porém, os classificados da seletiva do próximo sábado (14) também serão chamados - o piauiense Stanley Torres está na disputa. 

A saída de Sarah Menezes abre vaga na categoria ligeiro para a paulista Nathália Brígida, que está entre as convocadas - a única na até 48kg.

A briga pela titularidade começa a se desenhar é justamente entre as meio-leves. Sarah Menezes subiu de peso, mas terá de competir com Érika Miranda, representante do Brasil nas duas últimas olimpíadas. 

Vale lembrar que nos mundiais o país pode classificar até duas judocas por categoria. O mesmo não ocorre na Olimpíada.

O treinamento já visa o Mundial 2017, que será em Budapeste, na Hungria, e a adaptação para as novas regras - como o fim do yuko. 

Veja a lista de convocados:

Nathália Brígida (48kg)
Érika Miranda (52kg)
Sarah Menezes (52kg)
Rafaela Silva (57kg)
Mariana Silva (63kg)
Maria Portela (70kg)
Mayra Aguiar (78kg)
Maria Suelen Altheman (+78kg) 

Felipe Kitadai (60kg)
Eric Takabatake (60kg)
Victor Penalber (81kg)
Leandro Guilheiro (81kg)
Tiago Camilo (90kg)
Eduardo Bettoni (90kg)
Luciano Corrêa (100kg)
Rafael Buzacarini (100kg)
Rafael Silva (+100kg)
David Moura (+100kg)