Cidadeverde.com

Kitesurfistas do Piauí estreiam em torneio na França

Fotos: Projeto Vivo

Piçarrinha, Osaïa Reding Commaille (atleta francesa que acompanha
os piauienses na Europa), Guigui e Luís antes do treino na França

O ápice da aventura de três kitesurfistas piauienses no litoral da França começa nesta quinta-feira (6). Manoel Piçarrinha, 16 anos, Guigui Costa e Luís Fernando Silva, ambos de 13 anos, estreiam na Coupe Du Monde Junior de Kitesurf 2017, em Saint Pierre La Mer, por volta de 7h30 da manhã no horário local - 2h30 no horário de Brasília (DF). 

O sorteio das baterias aconteceu nesta quarta-feira (5). O Projeto Vivo, ONG do litoral piauiense que fez campanha pela participação dos atletas da praia de Barra Grande no evento, transmite a competição ao vivo através de sua página no Facebook.

Pelas regras do evento, os atletas terão sete minutos para realizar 12 manobras. Somente as cinco melhores valerão pontos. O vencedor do duelo avança para a fase seguinte. O evento reúne atletas de vários países, como Holanda, Bélgica, Espanha, Suíca e Colômbia. 


?Piçarrinha, Luís, Mika e Guigui, brasileiros que vão competir na França, e Caíque, irmão da Mika que sempre a acompanha com a família

É a segunda viagem do trio para a França. Os atletas retornam ao torneio após um repeteco da campanha #AdoteUmAtletaNativodaBarra, promovida pelo Projeto Vivo. Piçarrinha, Guigui e Luís viajaram ainda em março para se adaptarem ao clima europeu, com direito a esqui na neve, acompanhados de Isabel Lupiañez e João Bosco, presidente e vice da ONG, respectivamente - a entidade proporciona atividades educacionais e esportivas para crianças e jovens de Barra Grande. 

Nos últimos dias, os kitesurfistas treinaram sob orientação de Bosco, para conhecerem as condições de vento para a prova. Os piauienses também receberam orientações de outros técnicos e o apoio de atletas da elite do kitesurf mundial. 

 

Depois do torneio internacional, Manoel Piçarrinha volta a competir, dessa vez no Mondial du Vent, em Leucate, também na França.