Cidadeverde.com

Com Sarah Menezes no pódio, Piauí fica em 6º no regional de Judô

A presença da campeã olímpica Sarah Menezes, de volta às competições regionais após um longo período dedicada aos eventos internacionais, não foi suficiente para fazer o Piauí subir de posição no Campeonato Brasileiro da Região I, disputado neste fim de semana em Marituba, no Pará. O estado foi o sexto colocado entre sete participantes. 

Sarah Menezes foi a campeã na sua nova categoria, meio-leve (52kg), resultado que garante a ela pontos importantes no ranking nacional, que será critério para definir os convocados para a seleção brasileira. 

- Eu quis lutar o Regional e reviver meu início de carreira. Foram lutas duras e emocionantes. Legal ver a vibração da torcida, reviver a volta no ônibus com o grupo. Me senti muito feliz. A última vez que lutei pelo Piauí foi 2006, 2007, nem me lembro...

Faz tempo mesmo... Atração do torneio, ela também deixou uma mensagem aos mais de 600 judocas que participaram da competição.

 

O ouro da judoca se soma a outros nove conquistados pelo Piauí no torneio. Também foram ao topo do pódio Brenna Rodrigues (super-ligeiro Sub-13), Emerson Silva (super-ligeiro sub-18), Lilian Lopes (super-ligeiro Sub-21 e Sênior), Stanley Torres (leve Sênior), Ana Sobral (meio-pesado Sub-13), Addams Nascimento (meio-pesado Sub-21), Hayssa Santos (meio-pesado Sênior) e Felipe Silva (pesado Sub-15). 

Veja os resultados completos

O Piauí somou ainda 12 medalhas de prata e outras 23 de bronze, retornando do Pará com 45 pódios. Os resultados serviram para classificar os judocas do estado para a fase final dos campeonatos brasileiros em suas faixas etárias.  

No quadro geral de medalhas, o Piauí foi apenas o sexto em um Regional marcado pelo equilíbrio. O estado ficou atrás de Amazonas (16 ouros), Amapá, Pará e Maranhão (14 ouros) e Ceará (12 ouros cada). Nenhum judoca de Roraima foi campeão. 

O título de Sarah Menezes ajudou o Piauí a ficar com o quarto lugar geral entre as mulheres. A delegação conquistou 6 ouros, 5 pratas e 10 medalhas de bronze. 

Entre os homens, o Piauí ficou com o quinto lugar, com 4 ouros, 7 pratas e 13 bronzes. 

Confira o quadro de medalhas