Cidadeverde.com

O que o TJD ainda pode mudar no Campeonato Piauiense

Foto: Eduardo Frota

O Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), julga hoje (2), às 18h45, o caso do suposto "cai-cai" do Piauí no empate com o River, dia 16 de abril, pelo 2º Turno do Campeonato Piauiense. 

A partida acabou antes do fim. Com três expulsos, o Piauí ficou com cinco jogadores a menos após outros dois deixarem o campo alegando falta de condições físicas. A súmula do árbitro diz que um deles saiu atestado pelo médico do clube. O outro foi embora caminhando sozinho. 

O Piauí, se condenado, pode perder um ponto. O River, ganharia dois. 

O que isso muda nas semifinais do returno?


Clique aqui se você não lembra ou não conhece esse vídeo que viralizou no longínquo 2012...

Até mesmo para o River, não serve de nada na tabela. O Galo já conquistou pontos para ter vantagem do empate na final do returno, caso supere o Piauí na semifinal. E se for para a final do campeonato, também fará o segundo jogo em casa e terá vantagem pela melhor campanha. 

A única coisa que o julgamento de hoje no TJD pode mudar é o rebaixamento. Hoje, o rebaixado é a Sociedade Esportiva de Picos. Se o Piauí perder esse ponto, a coisa muda de figura. 

As contas do rebaixamento
O clube rubroanil foi enquadrado no artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perda dos pontos para clube que impedir o prosseguimento do jogo por insuficiência intencional dos seus atletas. 

O CBJD prevê essa perda dos pontos deve ocorrer "na forma do regulamento". E o regulamento do Campeonato Piauiense determina que o time condenado seja declarado derrotado por 1 a 0 - e não 3 a 0, como ocorre em outras competições.

Se o placar de River 1x1 Piauí for alterado para River 1x0 Piauí, a situação na classificação geral dos dois turnos, a que conta para o rebaixamento, é de Piauí e Picos empatados com 10 pontos e três vitórias cada um. 

O primeiro critério de desempate, depois dos já citados, é o saldo de gols. Com a derrota no tapetão por 1 a 0, o Piauí ficaria com saldo negativo de 9 gols. Picos deixou o torneio com menos 11 gols de saldo. 

O Piauí vai disputar a semifinal do returno contra o River. Caso empate, vai ser eliminado, mas não rebaixado. Se perder por dois gols de diferença, iguala o saldo negativo do Picos. A decisão do rebaixamento iria para os gols pró: hoje, ambos têm 12 gols assinalados, mas o rubroanil perderia um gol no TJD e ficaria com 11.

O cenário mais bizarro possível seria o River vencer o Piauí por 3 a 1. Picos e Piauí empatariam em pontos, vitórias, saldo e gols pró. A definição do rebaixado iria para o confronto direto - e o Zangão venceu as duas que disputou contra o Enxuga-rato.

Em resumo, se o TJD decidir contra o Piauí e punir o clube como manda o regulamento do Campeonato Piauiense, o cenário é:

Vitória do Piauí sobre o River
Piauí classificado para a final do 2º Turno e livre do rebaixamento.

Empate entre River e Piauí
River classificado para a final do 2º Turno e Piauí livre do rebaixamento.

Vitória do River sobre o Piauí
River classificado para a final do 2º turno. 
Piauí livre do rebaixamento se derrota for por um gol de diferença.
Piauí livre do rebaixamento se perder por dois gols de diferença, mas fizer dois gols (4 a 2, 5 a 3...). 
Piauí rebaixado se perder por 2 a 0, 3 a 1 ou diferença maior que três gols. 

Mas pode ser que hoje o Tribunal mande essas contas para os bilinguinguins do inferno, como diria Carlos Said.