Cidadeverde.com

Sempre em evolução, Caic Balduíno é tetra brasileiro e volta ao Mundial Escolar

  • caic05.jpg Reprodução/Facebook
  • caic04.jpg Foto: CBDE
  • caic03.jpg Foto: CBDE
  • caic02.jpg Foto: CBDE
  • caic01.jpg Foto: CBDE

Castro Alves (ES) é o colégio que há anos rivaliza com o Caic Balduíno Barbosa de Deus (PI) o posto de melhor do país. Uma hora eles vencem, na outra perdem. Mas na decisão do Campeonato Brasileiro Escolar de handebol, só dá Piauí. 

O título conquistado, ontem (7), em Guarapari (ES) foi o quarto da escola pública piauiense na competição nacional: 21 a 19 e vaga garantida no Mundial Escolar de 2018, que será em Doha, no Catar. Será a quarta participação do Caic no torneio internacional, do qual já foi vice-campeão em 2014. 

O trabalho do professor Giuliano Ramos e de todos que o apoiam já levou jovens atletas piauienses para a Croácia, Turquia e França. E como o Mundial só ocorre a cada dois anos, com limite de faixa etária, são gerações diferentes em quadra. 

É preciso destacar duas coisas nesse resultado. A primeira é a manutenção do nível do handebol masculino por tantos anos. Não é fácil garimpar talentos e garantir a renovação da equipe a cada ano. 

Mas essa manutenção inclui outro ponto, meu segundo destaque: a preparação. O técnico do Caic se empenhou em construir um centro de treinamento e fundar o Giuliano Handebol Clube (GHC): quadra com dimensões oficiais e estrutura mínima para os treinamentos. 

Some a isso o trabalho gradativo de melhoria na performance dos atletas, que fisicamente não deixam a desejar e se saem até melhor que os rivais do Sul e Sudeste. Friso isso porque já viajei para competições estudantis nos tempos em que sofriamos goleadas terríveis, sempre construídas no segundo tempo: fruto de treinos em quadras de dimensões menores e sem o preparo físico ideal. 

Está cada vez mais difícil se manter no topo. No Brasileiro Escolar que acaba de conquistar, o Caic se viu quase eliminado nas quartas-de-final e conseguiu virar o jogo minutos antes do fim, vencendo por um gol de diferença. 

Para seguir no topo, o Caic Balduíno/GHC precisa continuar em evolução. E precisa do nosso apoio. 

A vitória do Caic Balduíno foi assunto no Acorda Piauí desta sexta-feira (8). Ouça na íntegra e confira o resumo esportivo do fim de semana: