Cidadeverde.com

Sarah Menezes decide voltar para antiga categoria e aguarda avaliação da CBJ

Foto: Israel Araújo

Sarah falou sobre a nova mudança de categoria após ser atração da Copa AJEF, no fim de semana

Em Belo Horizonte (MG), no Troféu Brasil Interclubes, que acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro, Sarah Menezes voltará para a categoria ligeiro (até 48kg), na qual foi campeã olímpica em 2012. 

A decisão vem sendo amadurecida há meses. Depois dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, Sarah Menezes passou por um período de férias e voltou a competir só neste ano, já na categoria meio-leve (52kg). 

A mudança de peso se fazia necessária porque a judoca encontrava dificuldades para se manter abaixo dos 48kg. Mas Sarah Menezes teve outras dificuldades na nova categoria, onde enfrentou atletas mais altas e de porte físico melhor. 

A não convocação para o Mundial de Judô praticamente selou a decisão: fora da seleção brasileira, Sarah optou por voltar para o peso antigo. Mas a contusão de Maria Portela abriu vaga para que a piauiense disputasse o torneio na Hungria, do qual saiu sem medalha. 

O Mundial de Budapeste foi o último torneio da judoca na categoria meio-leve. Em entrevista para a Rádio Cidade Verde, Sarah Menezes afirmou que a decisão de retornar para as ligeiros é definitiva. 

Porém, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) pediu que a atleta fizesse novos testes para saber se ela tem mesmo condições de sustentar o peso antigo. Ela aguarda a avaliação da comissão técnica para saber seu futuro na seleção - Sarah Menezes ainda não tem competições definidas no circuito mundial. 

Antes, Sarah Menezes era absoluta na categoria ligeiro. Na primeira mudança, passou a disputar vaga com Erika Miranda. Na volta para a categoria antiga, terá de disputar espaço com Stephanie Koyama, que a substituiu com relativo sucesso nos últimos meses. 

Agora é esperar os próximos episódios dessa saga.

Ouça a entrevista de Sarah Menezes sobre a mudança de categoria: