Cidadeverde.com

Eliminados com gols no fim: os times piauienses castigados na Copa do Brasil

Reprodução

Azar ou descuido no fim do jogo? A eliminação do Altos na Copa do Brasil, ontem (21), após um gol do Bragantino nos acréscimos, não foi a primeira de um time piauiense no torneio na reta final da partida. 

Por seis vezes, o futebol do Piauí disse adeus ao maior mata-mata do país quando a partida se encaminhava para seu final. Na história do torneio, foram quatro times a sofrer essa frustração. 

O Parnahyba é recordista: em três ocasiões, esteve perto da vaga ou do jogo de volta. Mas foi castigado antes das partidas serem encerradas.

Há na Copa do Brasil uma peculiaridade. O antigo regulamento eliminava o jogo de volta com vitória do visitante por dois gols de diferença na partida de ida. Assim, alguns times piauienses deixaram de fazer o segundo jogo - e em três ocasiões por conta de gols nos acréscimos. 

Em alguns casos, a culpa nem foi do time. Foi da arbitragem mesmo. 

Veja o levantamento do Cidadeverde.com e tire suas conclusões:

River 0x2 Flamengo - Copa do Brasil 2001
Os fluminenses eliminaram os piauienses sem necessidade do jogo de volta, com gol de Alessandro, aos 46 minutos do segundo tempo. 
 

4 de Julho 0x2 Sport - Copa do Brasil 2012
Na época em que dois gols de difeferença eliminavam a partida de volta, os pernambucanos fizeram o 2 a 0 aos 47 minutos do segundo tempo, no Albertão, em Teresina. Marquinhos Gabriel, que fez a assistência para o gol de Renato, recebeu a bola em posição de impedimento.
 

Parnahyba 1x3 ABC - Copa do Brasil 2013
Rodrigo Silva marcou o gol da classificação aos 47 minutos do segundo tempo. Até então, o 2 a 1 no estádio Verdinho forçava a partiva de volta em Natal (RN). 
 

Portuguesa 1x0 Parnahyba - Copa do Brasil 2016
O time piauiense venceu o jogo de ida por 2 a 1. Mas sofreu o gol da derrota por 1 a 0 na partida de volta no estádio do Canindé, aos 39 minutos da etapa final. 
 

Parnahyba 1x1 Coritiba - Copa do Brasil 2018
Tubarão eliminado com gol aos 52 minutos do segundo tempo em meio a polêmica sobre o tempo de acréscimo dado pela arbitragem. 
 

Bragantino 1x0 Altos - Copa do Brasil 2018
Partida iria para os pênaltis, até o time piauiense sofrer um gol aos 49 minutos do segundo tempo, faltando um minuto para o fim dos acréscimos.