Cidadeverde.com

Futebol terá 14 mudanças em regras na Copa do Mundo; CBF adotará alterações em agosto

Reprodução/CBF TV

A International Football Association Board (IFAB), órgão da Federação Internacional de Futebol (Fifa) que cuida das regras do esporte, oficializou 14 mudanças que já passam a valer para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. 

Para explicar melhor as mudanças, conversamos na Rádio Cidade Verde com Manoel Serapião, coordenador do projeto de árbitro de vídeo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na conversa, nesta quarta-feira (9), ele adiantou que as mudanças serão aplicadas no futebol brasileiro depois da Copa. 

- A regra faculta as competições que já foram iniciadas em colocar já na próxima competição ou no meio da competição. Isso nos possibilita a fazer essas alterações nas competições da CBF já a partir de 1º de agosto. 

Reprodução/TV Cidade Verde

Manoel Serapião conversou com a Rádio Cidade Verde e explicou mudanças nas regras

A CBF resumiu as mudanças em 14 tópicos. Na Copa, devem chamar a atenção a possibilidade de uma quarta substituição durante a prorrogação, a possibilidade dos substituídos ficarem no banco de reservas, a possibilidade de revisão de cartões vermelhos e, é claro, a inclusão do árbitro de vídeo, com punições a jogadores que tentarem inferferir na análise do árbitro. 

Chama a atenção a inclusão da mordida como falta direta, o que remete diretamente ao episódio promovido pelo uruguaio Luís Suarez no mundial de 2014. 

Ouça a entrevista na íntegra:

E veja abaixo um resumo das mudanças:

1) Substituições ilimitadas na categoria de base

2) Jogador substituído pode ficar no banco de reservas

3) Quarta substituição durante a disputa de prorrogação

4) Permitido o uso de equipamento eletrônico na área técnica para auxiliar o treinador nas questões táticas da partida e aumentar a segurança dos jogadores, ou seja, verificar se as condições físicas estão adequadas a partir de medidores usados pelos atletas

5) Se um jogador sair para ajeitar equipamento (chuteira, camisa, calção, meião ou acessório permitido) e voltar sem autorização, interferindo na partida, será punido com falta (tiro direto) ou até pênalti (se for dentro da área)

6) Árbitro de Vídeo (VAR), agora, é oficial. Previsão de uso da tecnologia está incorporada às regras do futebol

7) Algumas situações de cartão vermelho podem ser revistas mesmo após reinício do jogo

8) Árbitros não podem carregar câmeras em campo

9) Jogador que entrar na área do uso do Árbitro de Vídeo, na beira do campo, será advertido

10) Jogador que entrar na cabine em que o árbitro analisa as imagens será expulso

11) Parada para hidratação não pode exceder 1 minuto

12) Tempo gasto para hidratação e aplicação do Árbitro de Vídeo (VAR) deve ser acrescido

13) Alteração na regra do impedimento: análise da condição do jogador deve ser feita no momento em que acontece o primeiro toque antes do passe definitivo. Não é o fim do movimento, mas o instante em que a bola é tocada pelo jogador

14) Mordida foi, oficialmente, incluída como falta direta

Voltar Cidade Verde Amarela