Cidadeverde.com

Com garantia de feito inédito, Bahia e Sampaio Corrêa decidem título da Copa do Nordeste 2018

Felipe Oliveira / EC Bahia

Bahia tenta repetir bicampeonato e se isolar como maior campeão do torneio

* Atualizada às 19h32 para retificações no número de títulos das equipes

Um novo campeão ou um novo recorde. Neste sábado (7), a Copa do Nordeste conhecerá o vencedor do título de 2018, com a certeza de que Bahia ou Sampaio Corrêa (MA) entrarão para a história. O jogo final começa às 17h45, mas a transmissão ao vivo da TV Cidade Verde, para todo o Piauí, terá início às 17h15. 

O Bahia pode chegar ao maior número de títulos do torneio. Se somadas todas as edições desde 1994, o tricolor baiano divide com o Sport (PE) o segundo maior número de conquistas - três para cada clube, uma a menos que o Vitória (BA). Caso erga a taça hoje, o Bahia superará os pernambucanos e se será o maior campeão do Nordestão. De quebra, repetirá a campanha de 2001 e 2002, quando foi bicampeão consecutivo - e será o primeiro a fazer isso duas vezes. 

O Sampaio Corrêa tenta entrar para a história como primeiro maranhense a erguer a "orelhuda", mas sua campanha já contraria expectativas negativas anteriores a 2015, quando Piauí e Maranhão passaram a ter representantes no torneio. Os dois estados já provaram que suas participações não reduziram o nível técnico do torneio - no ano passado, o River chegou até as quartas-de-final. Para a Bolívia Querida,essa  já é a melhor participação de todos os tempos. 

Foto: Elias Auê

Sampaio saiu na frente no primeiro jogo com gol relâmpago de Uilliam, ex-Altos e tenta título inédito

O que cada time precisa
Na quarta-feira (4), no primeiro jogo da decisão, o Sampaio saiu na frente e venceu por 1 a 0. Um empate hoje torna a Bolívia Querida campeã. Vantagem que, para o técnico Roberto Fonseca, não torna o time maranhense favorito. 

- Não tem nada decidido. Está 1 a 0 pra gente contra uma grande equipe. Mas nosso grupo também é forte e tem demonstrado isso. Não chegamos à decisão por acaso, e precisamos jogar com a mesma determinação para conquistar esse título.

Foto: Elias Auê

Roberto Fonseca espera "guerra" para o Sampaio em Salvador

Caso o Bahia vença por 1 a 0, a decisão vai para os pênaltis. Os donos da casa só se classificam no tempo normal com triunfo por dois ou mais gols de diferença. Qualquer outra vitória por um gol de diferença dá o título ao Sampaio, já que o gol feito fora de casa conta como critério de desempate. 

O técnico Enderson Moreira aposta nos mais de 40 mil torcedores e na evolução do time para conseguir o título. 

- A equipe fez um bom jogo lá. De todas as equipes que eu vi jogando contra o Sampaio, a nossa foi a que menos oportunidades deu, chances claras de gol. Nós criamos no segundo tempo, principalmente, situações boas. 

Felipe Oliveira / EC Bahia

Situação das equipes
O problema do Sampaio Corrêa é o desgaste. Enquanto o Bahia está de folga da Série A, o Tubarão continua jogando a Série B. A sequência de viagens para disputa do Brasileirão e da Copa do Nordeste tem desgastado os jogadores. O time viajou para Salvador (BA) logo após o jogo de quarta-feira. 

O Bahia pode ter novidades. O volante Elton, o meia Marco Antonio e o atacante Edigar Junio estão recuperados de lesões. O zagueiro Everson também aparece entre os relacionados. Já o goleiro Douglas e o atacante Kayke seguem no departamento médico. 

Transmissão
A TV Cidade Verde transmite Bahia x Sampaio Corrêa a partir de 17h15, fazendo o aquecimento para a partida. A narração será de Joelson Giordani, com comentários de Dídimo de Castro e Herbert Henrique. Outras nove afiliadas do SBT Nordeste também irão mostrar a partida para oito estados da região. 

Felipe Oliveira / EC Bahia

 

BAHIA
Anderson; Flávio, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Zé Rafael, Régis e Mena; Júnior Brumado. T.: Enderson Moreira
SAMPAIO CORRÊA
Andrey; Bruno Moura, Joécio, Maracás e Alyson; William Oliveira, Diego Silva e Fernando Sobral; João Paulo, Danielzinho e Uilliam. T.: Roberto Fonseca
Local: Arena Fonte Nova
Horário: 17h45 deste sábado
Juiz: Pablo Ramon (RN) 
Transmissão: TV Cidade Verde (a partir de 17h15).