Cidadeverde.com

Corte de cabo de alta tensão deixa Albertão sem energia e adia campeonato

Foto: Roberta Aline/Arquivo/Cidadeverde.com

O estádio Alberto Tavares Silva, o Albertão, voltou a ser alvo de vandalismo. Ou melhor, o entorno dele. Um cabo de alta tensão foi cortado supostamente em ação humana neste agosto, deixando a praça esportiva sem energia elétrica. 

Numeriano Sá, administrador do estádio, disse ao Cidadeverde.com que um estouro foi ouvido por pessoas próximas há quase duas semanas, durante a madrugada. Pela manhã, descobriram que um cabo que levava energia ao Albertão foi cortado. 

O administrador garantiu ainda que não houve furto - em outras ocasiões, cabos de cobre das torres de energia foram levados por terceiros para serem vendidos. 

Numeriano Sá acrescentou que o material para conserto já foi comprado e técnicos devem fazer os reparos na manhã desta sexta-feira (31). 

Contudo, não haveria tempo para organizar o estádio a tempo para a abertura do Campeonato Piauiense Sub-17. Os quatro primeiros jogos do torneio estavam marcados para sábado (1º) e domingo (2), no Albertão. 

Em nota, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) informou que o torneio foi adiado, mas sem marcar nova data. 

A entidade ainda foi informada pela Prefeitura de Teresina que o estádio municipal Lindolfo Monteiro, cuja reforma para pequenas adequações já se arrasta por meses, só estará pronto para uso no dia 15 de setembro. Talvez o Albertão seja liberado antes disso. 

Veja a nota da FFP

A Federação de Futebol do Piauí informa que o início do Campeonato Piauiense de Futebol Sub-17, que aconteceria no próximo fim de semana, terá de ser adiado. O motivo é a falta de iluminação do Estádio Albertão, provocada pelo furto da fiação elétrica da praça esportiva.

De acordo com a administração do Albertão, técnicos já estão avaliando os danos e providenciando os reparos para que o serviço elétrico possa ser restabelecido no estádio.

Além do Gigante da Redenção, de responsabilidade da Fundespi, a FFP também pretende realizar alguns dos jogos do Sub-17 no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro. Mas segundo a Semel, administradora do Lindolfinho, o estádio só deve ser liberado para receber jogos a partir do dia 15 de setembro.

A FFP informa, por fim, que em razão destes contratempos, a nova data de abertura do Campeonato Piauiense Sub-17 bem como dos demais jogos será divulgada até o fim da tarde desta sexta-feira (31).

Mistério
Ainda existem perguntas sem resposta nessa história: o que alguém queria cortando essa fiação? Como quem tentou cortar esse cabo (se alguém realmente tentou) sobreviveu depois da tentativa? No local, não havia corpo para contar a história. É um caso de vandalismo que precisa ser investigado.