Cidadeverde.com

Times do Piauí disputam nova e penúltima etapa dos Jogos Escolares da Juventude

  • embarque_jej-1.jpg Fábio Lima/Cidade Verde
  • embarque_jej-2.jpg Fábio Lima/Cidade Verde
  • embarque_jej-3.jpg Fábio Lima/Cidade Verde
  • embarque_jej-4.jpg Fábio Lima/Cidade Verde
  • embarque_jej-5.jpg Fábio Lima/Cidade Verde

Três ônibus partiram, na noite de ontem (11), de Teresina (PI) para Natal (RN). A viagem de mais de 1.100 quilômetros é a penúltima etapa que eles terão de superar para conquistarem vaga nos Jogos Escolares da Juventude, evento promovido anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil. 

As regras para classificação mudaram. Em edições anteriores, bastava o time se classificar no seu estado para garantir vaga na primeira, segunda ou terceira divisão da competição nacional. Agora é preciso ser campeão ou vice da fase regional para confirmar presença no evento. 

Caio Graco, técnico do colégio Einstein, que representa o futsal masculino do Piauí na faixa de 15 a 17 anos, lembra que o formato anterior permitia um confronto direto com times do Sul e Sudeste. Contudo, apesar de prever uma disputa difícil em Natal, o treinador acredita na classificação.

- Apesar de ser regionalizada, vai ser uma competição de alto nível. Os times que estão na nossa chave estavam na primeira divisão do ano passado. Mas o time se preparou bem, tivemos um período de pré-temporada e a expectativa é boa para obter uma classificação e representar bem o estado. 

Para o basquete, a mudança parece ter sido positiva. É o que avalia Evaldo Júnior, técnico do time masculino do Pro Campus, classificado na faixa de 12 a 14 anos. 

- Favorece porque você vai começar a planejar o teu trabalho visando as equipes do Nordeste. Você sabe as equipes que já são favoritas (Ceará e Pernambuco). 

A seletiva regional começa na quinta-feira (13) e vai até domingo (16). O Piauí levou 150 pessoas, entre atlétas, técnicos e dirigentes, no handebol, futsal, basquete e vôlei. Os atletas que venceram os jogos escolares estaduais em outras modalidades não precisam disputar esta fase e já seguirão para a etapa nacional, que acontecerá no mês de novembro, também em Natal. Essa é outra mudança importante no evento, antes realizado em etapas distintas para atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, em cidades diferentes. 

Veja a lista de escolas que representarão o Piauí:

12 A 14 ANOS
São Mateus (futsal masculino)
E.M. Conselheiro Saraiva (futsal feminino)
E.M. Paulo Nunes (handebol masculino)
E.M. Barjas Negri (handebol feminino)
Pro Campus Júnior (basquete masculino)
E.M. Delmira Machado (basquete feminino)
Escola Santo Afonso Rodriguez (vôlei masculino)
Pro Campus (vôlei feminino)

15 A 17 ANOS
Colégio Einstein (futsal masculino)
José Gusmão (futsal feminino)
Caic Balduíno Barbosa de Deus (handebol masculino)
U. E. Júlia Nunes Alves (handebol feminino)
Colégio Diocesano (basquete masculino)
Colégio Diocesano (basquete feminino)
Escola Santo Afonso Rodriguez (vôlei masculino)
Colégio Einstein (vôlei feminino)